Alan Silveira, prefeito de Apodi: “Nossa gestão é a que mais entregou obras, foram mais de 250 obras em 6 anos”

Eleito prefeito de Apodi em 2016, com 12.623 votos (52,58%), Alan Silveira (MDB) marcou a volta do grupo bacurau ao Palácio Francisco Pinto, sede da municipalidade, quando derrotou o então prefeito Flaviano Melo (PCdoB), que 4 anos atrás, na municipal de 2012, havia derrotado a tentativa de reeleição da mãe de Alan, a ex-prefeita Gorete Pinto (MDB).

Em 2020, Silveira foi reconduzido ao cargo com 13.731 sufrágios (59,81%), a maior votação já registrada nas urnas da cidade. Com apenas 36 anos, o apodiense, apontado como uma das apostas do MDB estadual, concedeu entrevista ao Blog do Girotto na qual faz um balanço das duas eleições em que foi vitorioso, dos desafios na gestão municipal, da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) e o que esperar de seu grupo, nação bacurau, para o pleito de 2024.

Blog do Girotto – Há 6 anos você derrotou o prefeito Flaviano Melo, que buscava a reeleição. Naquela disputa, você foi eleito com pouco mais de 50% dos votos. Na sua recondução ao executivo, em 2020, a votação aumentou, ficando na casa de três quintos dos votos. Olhando os números, a que se deve o êxito da estratégia eleitoral nas campanhas?

Alan Silveira – Na primeira campanha tivemos a força do partido, MDB, o apoio da ex-prefeita Gorete, e por ter o apoio da população de Apodi, em acreditar num projeto novo, num candidato a prefeito que nunca tinha sido candidato a nada, nunca ter assumido um cargo público e por ser um jovem com projetos para a cidade. Já na segunda campanha, foi a avaliação do governo municipal, além da população já conhecer o prefeito Alan. Então o resultado da eleição foi a aprovação do governo.

Blog do Girotto – Das pesquisas divulgadas desde o início de seu 2º mandato, sua aprovação vem se mantendo na casa dos 70%. Recentemente foram anunciados R$ 3,8 milhões em investimentos para obras em educação, cultura, infraestrutura e esporte. Como você avalia o sentimento de satisfação popular e quais são as metas que esse investimento quer atingir?

Alan Silveira – Sempre seguimos com a aprovação de governo nos 70%. Nossa gestão é a que mais entregou obras, foram mais de 250 obras em 6 anos de governo. E seguimos realizando vários investimentos, estamos com mais de 20 obras em andamento. Então pelas obras realizadas, ações, serviços e projetos, a população segue aprovando o nosso governo.

Trabalhamos e votamos para a reeleição da governadora Fátima Bezerra, onde agora temos o nosso partido, MDB, dentro do governo por meio do vice-governador Walter Alves.

Alan Silveira

Blog do Girotto – Apodi é uma das 15 cidades mais populosas do estado, é o segundo maior município em extensão territorial, um dos mais importantes da mesorregião Oeste. Sua administração encerrou o ano tendo realizado ações nas áreas de agricultura, iluminação pública, esporte, infraestrutura, pavimentação, educação, saúde. Quais os desafios para os próximos 2 anos?

Alan Silveira – Isso, Apodi é a 13ª cidade em população e a 2ª em território. Teremos nesses 2 anos vários desafios para manter o ritmo das obras e ações, continuar o incentivo para a geração de emprego e renda, além de tentar amenizar e resolver os problemas macros do município.

Blog do Girotto – No final do ano, o vereador Gilvan Ales (SDD) aderiu à situação, aumentando sua bancada na Câmara Municipal. No último ano houve alguns atritos políticos entre o Palácio e o Legislativo, como no caso da antecipação da eleição da Mesa Diretora, quando houve racha na bancada situacionista. Como se encontra hoje a relação entre Executivo e Legislativo?

Alan Silveira – Sempre seguimos no diálogo e parceria com o Poder Legislativo. Hoje contamos na Câmara com 10 dos 13 vereadores. Sendo o presidente e a Mesa Diretora ligados ao grupo de situação. E pretendo seguir nessa linha, junto com o Legislativo, trabalhando pelo desenvolvimento de Apodi.

Blog do Girotto – A governadora Fátima Bezerra, que teve seu apoio, saiu fortalecida com a vitória do presidente Lula (PT). Os dois, em Apodi, tiveram quase 80% dos votos. A conjuntura para 2023 fortalece o petismo estadual. O que podemos esperar de parceria entre sua administração e os atores que saíram fortalecidos da eleição?

Alan Silveira – Trabalhamos e votamos para a reeleição da governadora Fátima Bezerra, onde agora temos o nosso partido, MDB, dentro do governo por meio do vice-governador Walter Alves. Esperamos que administrativamente o Governo Municipal tenha parceria com o Governo Estadual, para que venham projetos, obras e investimentos para Apodi. E Walter será o nosso elo com a governadora.

Blog do Girotto – Faltam quase 2 anos para a corrida à Prefeitura, e nomes da nação bacurau começam a ser ventilados como possíveis indicados. Luciano Moura, secretário do Gabinete Civil, é um dos apontados com frequência. Sua sucessão, em 2024, é assunto que já começa a ser tratado?

Alan Silveira – Temos alguns nomes bons para serem trabalhados para 2024. Iremos ouvir e dialogar com os filiados, os partidos aliados, os vereadores da base e as lideranças políticas, e também analisar as pesquisas, para ver o melhor nome. Mas uma coisa é certa, irei trabalhar para que o MDB tenha um candidato à prefeito em 2024.