Aliança do PT com o PSDB seria avanço democrático inédito

Foi noticiado que o “PT cogita convidar o PSDB para compor o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido —um dos mais antigos adversários dos petistas— manteve-se neutro durante o segundo turno. Mas parte da velha cúpula declarou voto em Lula” (UOL). Há alas dentro do PT que veem com bons…

Foi noticiado que o “PT cogita convidar o PSDB para compor o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido —um dos mais antigos adversários dos petistas— manteve-se neutro durante o segundo turno. Mas parte da velha cúpula declarou voto em Lula” (UOL).

Há alas dentro do PT que veem com bons olhos a aproximação. Afinal, embora considerado adversário central ao longo da Nova República brasileira, o PSDB é um partido de caráter idológico que esteve muito próximo das atuais ideias petistas quando foi fundado.

Hoje com apenas 13 deputados federais eleitos, o PSDB não é mais sombra daquilo que fora. Ainda assim representa um setor politizado da centro-direita que pode trazer equilíbrio nas relações clientelistas do governo com o centrão.

Fotos: EBC


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *