Allyson diante do lulismo mossoroense

Em sua vitória em 2020, Allyson Bezerra (SDD) reuniu em torno de si um eleitorado amplo, da direita à esquerda-cultural. O que chama a atenção nessa coalizão é que um tipo de eleitor especifico, da centro-esquerda à esquerda-cultural, foi fundamental para conduzir Allyson ao Palácio da Resistência. A vitória de Bezerra sobre Rosalba Ciarlini (PP)…

Em sua vitória em 2020, Allyson Bezerra (SDD) reuniu em torno de si um eleitorado amplo, da direita à esquerda-cultural. O que chama a atenção nessa coalizão é que um tipo de eleitor especifico, da centro-esquerda à esquerda-cultural, foi fundamental para conduzir Allyson ao Palácio da Resistência.

A vitória de Bezerra sobre Rosalba Ciarlini (PP) se deu por uma margem relativamente pequena, 4,56% dos votos, sendo imprescindível para tanto a desidratação que Isolda Dantas (PT) sofreu na reta final. Os votos de Isolda migraram para Allyson, o que acabou por garantir sua vitória.

Vendo Isolda já isolada num 3º lugar, uma parcela substancial de seus eleitores, que queriam defenestrar os Rosados da Prefeitura, optou por Bezerra.

Nesta eleição geral o alcaide viu o Partido dos Trabalhadores (PT), que não contou com apoio de seu agrupamento, prosperar em Mossoró. Tanto Fátima Bezerra quanto Lula venceram com largas margens.

Para a Presidência, Bezerra preferiu a neutralidade. No entanto, é sabido que parcela de seus comissionados estava com Jair Bolsonaro (PL), e Lawrence Amorim (SDD) foi seu braço político no palanque bolsonarista.

Allyson é bem aprovado, e as altas votações de Fátima e Lula indicam que há cruzamento de eleitores que votaram nos petistas e nutrem simpatia pelo gestor. No entanto, para uma fração daquele eleitorado que abandonou Isolda para ir de Allyson, o alcaide está demasiadamente queimado.

Para não sofrer desgaste perante o lulismo, o prefeito terá que demonstrar que trabalha junto com Lula para trazer melhorias para a cidade. Se por ora não está tostado junto à base lulista média, o prefeito não pode dar a conta como fechada, porque os quase dois terços de mossoroenses que votaram em Lula sabem que Allyson não o apoiou.

Agora é ter jogo de cintura para saber tirar proveito da nova realidade em Brasília a partir de 1º de janeiro, pois 2024 já se avizinha.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *