Aprovação do governo Lula atinge maior patamar desde o início do mandato, aponta pesquisa Ipespe

Pesquisa divulgada hoje mostra que Nordeste lidera em aprovação enquanto Centro-Oeste registra maior desaprovação.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ipespe, a aprovação do governo do presidente Lula atingiu seu ponto mais alto desde o início de seu 3º mandato, subindo 4 pontos percentuais, de 51% para 55%.

Os dados ainda revelam uma queda na parcela de entrevistados que não sabem ou não responderam à pesquisa, que foi de 7%, contra 9% registrados em junho e 13% em fevereiro.

Regionalmente, a aprovação do governo apresenta variações significativas. O Nordeste lidera com 65% de aprovação, enquanto o Norte registra a menor taxa de aprovação, com 43%. A maior desaprovação é encontrada no Centro-Oeste, onde 45% dos entrevistados desaprovam o governo, e a menor no Nordeste, com 27%. No Sudeste, a aprovação é de 54%, contra 40% de desaprovação, enquanto no Sul, 49% aprovam e 44% desaprovam.

Outro aspecto importante destacado pela pesquisa é a relação entre a aprovação do governo e a faixa salarial dos entrevistados. Dos que recebem até dois salários mínimos, 59% aprovam o governo, em comparação com 33% que desaprovam. Para aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos, 53% aprovam e 40% desaprovam. Já entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, 52% aprovam o governo, enquanto 43% desaprovam.

A pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas entre 28 de agosto e 1º de setembro, tem margem de erro máxima estimada de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95,5%.