Casa Durval Paiva promove capacitações do Projeto Diagnóstico Precoce em Taipu

Projeto vai capacitar profissionais de saúde das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos meses de outubro e novembro

A Casa Durval Paiva, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), promove novas turmas de capacitação para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, em Taipu. Serão capacitados profissionais de saúde das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos dias 05,19 e 26 de outubro e 09 de novembro.

Já foram capacitados profissionais nas cidades de Ceará Mirim e Pureza e a meta é capacitar, no total, 400 profissionais de saúde sobre a identificação de sinais e sintomas, além de encaminhamentos acerca do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, ampliando a capacitação de profissionais de saúde do Rio Grande do Norte, sobre o tema proposto.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA-2022) estima-se que o Rio Grande do Norte registre 130 novos casos de câncer infantojuvenil, por ano, até 2025. Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas, o que leva a uma preocupação da instituição para o diagnóstico precoce.

Daí a importância de capacitar os profissionais de saúde, quanto aos principais sinais de alerta, visando o diagnóstico precoce e tratamento, por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais cedo ele for identificado e tratado, maior a chance de recuperação completa. O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *