Chuvas fortes para o final de semana; saiba como se proteger

Este final de semana as regiões do Rio Grande do Norte devem receber mais chuvas, de acordo com a previsão do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), que é responsável por preencher o céu com nuvens carregadas de água, está atuando…

Este final de semana as regiões do Rio Grande do Norte devem receber mais chuvas, de acordo com a previsão do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), que é responsável por preencher o céu com nuvens carregadas de água, está atuando na região nordeste e as chuvas poderão superar 50 milímetros (mm) entre o sábado e domingo nas regiões do Litoral e Alto Oeste.

Segundo o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, estamos no período chuvoso no semiárido, que pode contribuir para que o mês de março termine na categoria de chuvas dentro do normal no Rio Grande do Norte. Os dados fornecidos pelo Sistema de Monitoramento indicam que 94 dos 167 municípios do estado estão entre as categorias de volume de chuva ‘normal’ e ‘muito chuvoso’, destacando-se como os mais chuvosos Tabuleiro Grande (Alto Oeste):247,8mm; Riacho da Cruz (Oeste),237,0mm, Jandaíra (Agreste) 223,4mm.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibiliza à população diversos canais de acesso à informação, como alertas emitidos a partir das análises de dados dos serviços de meteorologia. Através do Whatsapp 55 61 2034-4611 ou neste link, ou ainda recebendo via SMS, cadastrando o CEP através do número 40199, os cidadãos podem receber avisos sobre mudanças climáticas que possam afetar suas regiões. Além disso, o Sistema de Monitoramento da Emparn também pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia .


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *