Congresso poderá aprovar hoje CPMI do 8 de janeiro

Nesta quarta-feira, 26, o Congresso Nacional irá realizar uma sessão conjunta em que será lido o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos ocorridos em 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes em Brasília. Na mesma sessão, serão analisados 26 vetos e projetos de lei, incluindo o reajuste de servidores, o pagamento do Bolsa Família e do piso da enfermagem.

A criação da CPMI foi sinalizada originalmente para o dia 18 de abril, mas foi adiada devido à pressão de governistas contrários à comissão. No entanto, não foi possível retirar assinaturas suficientes para impedir a leitura, o que levou o presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a agendar a sessão para esta quarta-feira.

Após a leitura do requerimento, os blocos partidários da Câmara e do Senado irão indicar os 15 senadores e 15 deputados que integrarão o colegiado. A CPMI terá como objetivo investigar os atos ocorridos em 8 de janeiro e identificar os responsáveis pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

Em declaração à imprensa, Rodrigo Pacheco afirmou que sempre se comprometeu com a leitura da CPMI, considerando que ela preenche os requisitos necessários para sua instalação.