Datafolha: Bolsonaro lidera no Sudeste, mas Lula vence em Minas, estado-chave da eleição

A três dias do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 49% das intenções de votos totais, ante 44% do candidato à reeleição, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27). Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 2%. A margem de erro é…

A três dias do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 49% das intenções de votos totais, ante 44% do candidato à reeleição, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27).

Brancos e nulos somam 5%, e indecisos, 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No levantamento da semana passada, o petista registrava 49%, e o atual presidente, 45%. Brancos e nulos eram 4%, e indecisos, 1%.

Em votos válidos —que é o critério adotado pela Justiça Eleitoral para declarar o vencedor, excluindo votos em branco e nulos—, Lula teria hoje 53% e Bolsonaro, 47%, conforme o Datafolha. Na semana passada, os percentuais eram de, respectivamente, 52% e 48%.

No Sudeste, Bolsonaro tem 48% e Lula, 44% (a região corresponde a 43% da amostra). No estado de São Paulo, Bolsonaro lidera, com 49%, enquanto Lula registra 43%. A folga para o presidente é ainda superior no Rio de Janeiro (51% a 41%). Já em Minas Gerais, o ex-presidente está numericamente à frente (48% a 43%), mas tecnicamente há empate entre os dois (porque a margem de erro, neste caso, é de 3 pontos).

Bolsonaro tem vantagem no Sul (58% a 36%; a região abriga 14% do eleitorado) e no Centro-Oeste (53% a 40%; a área equivale a 7% dos eleitores). O mandatário também encabeça as intenções entre os mais ricos, com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (59% a 36%; o segmento corresponde a 3% da amostra), e entre autodeclarados brancos (54% a 40%; o grupo equivale a 35% da amostra).

O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios de terça (25) a esta quinta-feira (27). A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e está registrada sob o código BR-04208/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Fonte: FSP


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *