Decisão do TRE-RN pode levar a nova eleição para a Prefeitura de Ielmo Marinho

Uma reviravolta no entendimento da justiça eleitoral pode levar à realização de nova eleição para a Prefeitura de Ielmo Marinho, caso prossiga com a cassação da chapa eleita em 2020. O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou ação de investigação judicial eleitoral contra a prefeita de Ielmo Marinho, Rossane Patriota (PSDB) e sua vice, Francisca Soares.…

Uma reviravolta no entendimento da justiça eleitoral pode levar à realização de nova eleição para a Prefeitura de Ielmo Marinho, caso prossiga com a cassação da chapa eleita em 2020.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou ação de investigação judicial eleitoral contra a prefeita de Ielmo Marinho, Rossane Patriota (PSDB) e sua vice, Francisca Soares. Eleitas em 2020, elas foram denunciadas por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico.

Na ação, o MPE sustenta que Alex Júlio, então candidato a vereador pelo PL, recebeu dinheiro das candidatas em troca de seu apoio político.

Em um vídeo que embasa a acusação, o vereador Alex Júlio aparece segurando um maço de dinheiro e dizendo: “Oi Junior, pra você não dizer que é minha mentira. Entendeu. Pra não dizer que é mentira minha. Tá vendo amigo, oh. Aqui oh. Entendeu. Pra você vê Junior… eu tô com dinheiro, oh. Entendeu, oh aqui”.

Segundo o MPE, há ainda uma série de fatos que agravam a situação da prefeita Rossane.

Entre eles, a ausência de explicação plausível para a origem do dinheiro por parte de Alex Júlio. Alex viria a desistir de sua candidatura poucos dias antes das eleições. Logo após a posse da chapa vitoriosa, o irmão de Alex Júlio foi contratado pela Prefeitura de Ielmo Marinho.

Inicialmente julgada improcedente, a ação teve a sentença reformada por decisão do MPE, na última quarta-feira (23). Com isso, abre-se agora a possibilidade de que o processo leve à cassação da chapa eleita e gere nova eleição na cidade de Ielmo Marinho.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *