Divaneide propõe criação do Museu Estadual de Quadrilhas e Festejos Juninos

A valorização da cultura junina no Rio Grande do Norte ganhou destaque com a proposta da deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) de criar o Museu Estadual das Quadrilhas e Festejos do RN. O Projeto de Lei foi protocolado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 14, em meio às festividades juninas que permeiam o estado. O…

A valorização da cultura junina no Rio Grande do Norte ganhou destaque com a proposta da deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) de criar o Museu Estadual das Quadrilhas e Festejos do RN. O Projeto de Lei foi protocolado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 14, em meio às festividades juninas que permeiam o estado.

O objetivo do museu é reunir um acervo que preserve todos os elementos das apresentações culturais, como vestimentas, músicas, adereços, mobiliário e registros dos campeonatos de festejos juninos realizados no Rio Grande do Norte. Para alcançar essa meta, serão estabelecidos convênios com órgãos públicos federais e municipais, além de entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que representem as quadrilhas e festejos juninos potiguares.

Segundo a deputada Divaneide Basílio, o museu trará diversos benefícios para a cultura e o turismo no estado. Ela destaca a importância da preservação da história, o estímulo ao turismo e o incentivo à educação, ressaltando que o museu será um local de conexão entre passado, presente e futuro, influenciando na preservação da cultura e das tradições juninas tão características da vida e do povo nordestino.

A iniciativa proposta pela deputada visa incentivar e fortalecer a cadeia cultural junina no Rio Grande do Norte, que se destaca em cidades como Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre, Assu, entre outras. Essas localidades são conhecidas pela grandiosidade de seus festejos juninos e pela preservação das tradições que envolvem essa manifestação cultural.

A criação do Museu Estadual das Quadrilhas e Festejos do RN é uma oportunidade de consolidar a importância e a riqueza cultural dos festejos juninos no estado. Através desse acervo, será possível preservar a memória das quadrilhas e dos festejos, compartilhando com o público as histórias, a beleza e a diversidade nossas manifestações artísticas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *