Eduardo Leite é eleito governador do RS

Eduardo Leite (PSDB), 37, foi reeleito governador do Rio Grande do Sul no segundo turno das eleições de 2022 ao vencer o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A ida do tucano para o segundo turno foi apertada, com uma diferença de apenas 2.441 votos em relação a Edegar Pretto (PT),…

Eduardo Leite (PSDB), 37, foi reeleito governador do Rio Grande do Sul no segundo turno das eleições de 2022 ao vencer o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A ida do tucano para o segundo turno foi apertada, com uma diferença de apenas 2.441 votos em relação a Edegar Pretto (PT), que ficou em terceiro lugar.

Bacharel em direito, ele quebra a tradição do estado de nunca ter reeleito nenhum governador na história democrática. Antes de assumir o governo gaúcho, em 2018, o político foi vereador e prefeito em Pelotas (RS).

Considerado favorito no primeiro turno, Leite era a aposta da chamada terceira via —diante de adversários apoiados por Bolsonaro e por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No começo de setembro, estava empatado tecnicamente com Onyx, segundo pesquisa Real Big Time Data. Porém, ao longo do mês, Leite conseguiu abrir vantagem e passou a liderar as últimas quatro pesquisas antes de 2 de outubro.
Mas o cenário aparentemente favorável para o tucano não se manteve na contagem de votos no primeiro turno. Naquele dia, Onyx assumiu a liderança e Leite se viu em uma briga por voto com Edegar Pretto (PT) para conseguir ir ao segundo turno. A definição só saiu depois das 22h em uma votação apertada, com Leite à frente.

Já na última semana do segundo turno, a campanha de Leite estava convicta de sua vitória, em parte pelo apoio de outros partidos —inclusive do PT, que recomendou o “voto crítico” no tucano.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *