Eleições 2024: Lucas Fagundes surge como opção na juventude petista

Dentre os movimentos que já se iniciam, ganha força a promoção de jovens lideranças que – vindas do movimento estudantil e de outras frentes – agora buscam novos projetos. Uma dessas lideranças é o advogado e bacharel em gestão de políticas públicas Lucas Fagundes.

A esquerda do Rio Grande do Norte vem de um ano vitorioso. Ampliou sua presença nos legislativos estadual e federal o se consagrou nas eleições majoritárias. Fátima Bezerra foi reeleita no 1º turno e agora viu seu aliado, Ezequiel Ferreira (PSDB), ser eleito para os próximos quatro anos à frente da Assembleia Legislativa.

Natural que o principal partido da esquerda brasileira agora planeje ampliar sua força política na capital potiguar.

Dentre os movimentos que já se iniciam, ganha força a promoção de jovens lideranças que – vindas do movimento estudantil e de outras frentes – agora buscam novos projetos. Uma dessas lideranças é o bacharel em gestão de políticas públicas e formando em Direito Lucas Fagundes.

O nome de Lucas vem sendo defendido por setores influentes da juventude petista, ele seria uma opção qualificada para a renovação e ampliação da presença do partido na Câmara de Vereadores de Natal.

“Precisamos estar atentos para as transformações da sociedade e buscar meios para que elas possam incluir as pessoas, em vez de tirar seus empregos e marginalizá-las.”

Lucas Fagundes,
sec. de Juventude do PT-Natal

Um importante segmento que trabalha para fortalecer uma futura candidatura de Lucas a vereador é o Coletivo Paratodos, forte juventude organizada no campo majoritário do PT, que reúne no RN lideranças como Fernando Mineiro e Divaneide Basílio.

Divaneide, inclusive, acaba de assumir como deputada estadual, deixando aberta a representação de seu grupo político na Câmara Municipal. Ela é uma das referências do jovem Lucas, de 28 anos, que destaca por que busca seguir os passos da deputada: “Ela tem forte ligação com as comunidades de Natal. Diva sempre fez um trabalho de ouvir e apoiar os mais humildes, que muitas vezes não têm voz na política. Pra mim, ela é uma inspiração”.

Lucas Fagundes se vê como um dos muitos jovens que ascenderam socialmente sob os governos Lula. Estudou em escolas públicas, foi beneficiado pela expansão da rede de Institutos Federais, estudando no IFRN.

“Vejo a política como um instrumento para possibilitar a mais pessoas as oportunidades que tive. Tem muita gente que só precisa de uma chance para mostrar todo o seu potencial”, nos disse.

A capacidade técnica de Lucas fez com que ele fosse convidado pelo ex-senador Jean Paul a compôr sua equipe. Atualmente, Lucas é assessor técnico do IDEMA e representa o Governo do RN nos conselhos de Juventude do estado e do Planejamento Urbano e Meio Ambiente em Natal.

“Uma das coisas que pretendem agregar à minha atuação é a experiência nos movimentos sociais aliada ao trabalho que venho fazendo nas áreas de energias renováveis e inclusão social. Precisamos estar atentos para as transformações da sociedade e buscar meios para que elas possam incluir as pessoas, em vez de tirar seus empregos e marginalizá-las”, diz Lucas.

Lucas tem apoiadores fortes, dentro do PT e nos movimentos de juventude. A expectativa dessas pessoas é de que com ele possam romper as barreiras geracionais que muitas vezes impedem o crescimento de novos atores políticos, num estado organizado em castas como o nosso.

Muita coisa deve acontecer até 6 de outubro de 2024. Mas uma coisa é certa: temos fatos novos em cena, que devem ser observados com atenção. Lucas Fagundes e seu grupo são um desses fatos que podem representar a novidade na política natalense nessa disputa eleitoral que, como não canso de afirmar, já começou.


Comments

Uma resposta para “Eleições 2024: Lucas Fagundes surge como opção na juventude petista”

  1. Avatar de GERALDÃO DO PT
    GERALDÃO DO PT

    Lucas certamente é um nome forte para representar a juventude democrática e de luta. Um jovem trabalhador militante preparado e que traz uma candidatura paratodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *