Eleições para o Conselho Tutelar de Natal serão retomadas em 29 de outubro

As eleições para o Conselho Tutelar da cidade de Natal foram oficialmente remarcadas para o dia 29 de outubro. A decisão foi tomada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (COMDICA) em conformidade com as recomendações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (CONSEC/RN) e da disponibilidade das urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para o pleito.

O adiamento em Natal ocorreu devido a uma falha na distribuição das urnas eletrônicas, o que resultou na instalação das urnas em locais equivocados. Além disso, em Ceará-Mirim, também no Rio Grande do Norte, a recomendação para uma nova votação em 29 de outubro foi emitida devido a problemas na alimentação das urnas eletrônicas e às queixas dos eleitores que enfrentaram dificuldades para votar em mais de um candidato.

Segundo as regras estabelecidas na resolução e no edital do processo de escolha dos conselheiros tutelares, os eleitores deveriam ter a opção de votar em até cinco candidatos, no entanto, devido aos problemas técnicos, na prática, só era possível escolher um candidato.

Em Areia Branca, outro município afetado, no início da votação, foi identificado um erro material no registro do número de candidato na urna de votação, o que impossibilitou a continuidade do pleito. A recomendação do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente foi que a nova votação também ocorra em 29 de outubro, mas aguarda oficialização.