Entenda as origens do feriado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi, uma festa litúrgica que remonta à instituição da Eucaristia por Jesus Cristo durante a Última Ceia. A Eucaristia, representada pela hóstia consagrada, é considerada o corpo e sangue de Cristo pelos fiéis católicos.

A data da festa de Corpus Christi varia a cada ano, sendo celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre uma semana após o domingo de Pentecostes. A escolha do dia da semana tem significado simbólico, pois faz memória à realização da última ceia de Cristo com os apóstolos, na qual, segundo a tradição cristã, foi instituída a Eucaristia.

A definição da data de Corpus Christi está relacionada com a Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério Norte (ou equinócio de outono no hemisfério Sul). A determinação da data da Páscoa foi estabelecida pela Igreja Católica no Concílio de Niceia, em 325.

O equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes ao ano, marcando o início das estações de outono e primavera nos respectivos hemisférios. Durante o equinócio, a incidência solar é igual nos hemisférios Norte e Sul, resultando em um dia e uma noite com a mesma quantidade de horas.

A Eucaristia possui uma importância significativa para os católicos, representando o momento de comunhão íntima entre os fiéis e Cristo. Receber a hóstia consagrada durante a missa ou outras celebrações é considerado um dos momentos mais cruciais da liturgia, envolvendo oração e reflexão.

De acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, “O augustíssimo Sacramento é a santíssima Eucaristia, na qual o próprio Senhor Jesus Cristo se contém, se oferece e se recebe, e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua através dos séculos o Sacrifício da Cruz, é a culminância e a fonte de todo o culto e da vida cristã, pelo qual se significa e se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo”.

Durante a celebração de Corpus Christi, os cristãos recordam o momento em que Jesus compartilhou o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia