Eraldo Paiva rende homenagens aos grandes mestres da cultura são-gonçalense; valorização desse patrimônio é central na gestão do prefeito

São Gonçalo teve um dia de grandes emoções, com a presença do prefeito Eraldo Paiva em uma concorrida homenagem ao Mestre Dedé Veríssimo, por ocasião de seu aniversário. Com um café da manhã surpresa, admiradores do mestre renderam homenagens à sua obra, que marca a tradição cultural de São Gonçalo, e a toda uma vida…

São Gonçalo teve um dia de grandes emoções, com a presença do prefeito Eraldo Paiva em uma concorrida homenagem ao Mestre Dedé Veríssimo, por ocasião de seu aniversário. Com um café da manhã surpresa, admiradores do mestre renderam homenagens à sua obra, que marca a tradição cultural de São Gonçalo, e a toda uma vida dedicada à valorização da cultura de seu povo.

Entusiasmado com o simbolismo do momento, o prefeito Eraldo Paiva reforçou que a valorização da cultura de São Gonçalo é um dos objetivos centrais de sua administração. Seu empenho nessa missão foi reconhecido pelas pessoas presentes ao evento.

A cidade vem dando passos significativos no propósito de defender e valorizar sua cultura, vista como patrimônio de todo o povo. Uma dessas conquistas recentes foi a Lei do ‘Registro do Patrimônio Vivo’ (Lei do RPV), de autoria do deputado federal Fernando Mineiro, que também se fez presente na homenagem ao grande mestre. A lei de Mineiro permite, entre outras medidas, a concessão de bolsas para o estímulo e difusão do patrimônio cultural, preservando o conhecimento através das gerações.

Os resultados da parceria entre o prefeito Eraldo Paiva e do deputado Mineiro já beneficiam a cultura são-gonçalense. O grupo Boi Calemba, liderado pelo mestre Dedé Veríssimo, foi contemplado pelo edital da lei e agora vê seu importante trabalho reforçado. O Boi Calemba é uma das mais importantes e genuínas manifestações de nossa cultura popular, sendo um patrimônio inestimável não apenas de São Gonçalo, embora tenha ali suas raízes, mas de todo o Nordeste.

Como parte desses esforços contínuos, Eraldo já prepara sua gestão para a realização do Festival do Folclore Mestre Pedro Guajiru. O evento será um marco na história da cidade, promovendo a identidade cultural da cidade e criando um espaço privilegiado para a promoção de seus artistas, em integração com a comunidade e com o público aficionado pelas artes e pela cultura popular. Como bônus, será mais um estímulo ao fortalecimento da economia local, integrando ainda mais cultura e sociedade em todos os seus aspectos.

O aniversário do Mestre Dedé Veríssimo foi um momento marcante na trajetória de São Gonçalo, que vem se firmando a cada dia como o berço da cultura popular potiguar. Quem teve o privilégio de lá estar, pode respirar a atmosfera rica e promissora de uma cultura que, ao se valorizar e receber apoio e investimentos, vem conquistando a todos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *