Eribaldo Medeiros defende Ecopontos e quer acabar com lixões em Natal

O vereador Eribaldo Medeiros tem sido o maior defensor dos Ecopontos na cidade de Natal. “Natal foi pioneira na implantação dessa política pública, que foi importada por outras cidades, e hoje estamos atrás delas, infelizmente”, destaca.

Ecopontos são locais de entrega voluntária destinados ao descarte adequado de lixo. Eles foram criados com o objetivo de combater o descarte irregular de objetos, móveis e resíduos, evitando que sejam abandonados em vias públicas, rios e terrenos baldios. Além de receber materiais não recicláveis, os Ecopontos também aceitam materiais recicláveis, como papel, papelão, vidro e alumínio, que são encaminhados para centrais de triagem.


Nas Rocas, a antiga “rua do Lixo” virou “rua do Luxo” e recebe diariamente a população da bairro para atividades físicas e lazer. Além de combater o descarte irregular de lixo, a iniciativa de Eribaldo melhora as condições de saúde na região e gera novas possibilidades econômicas para os trabalhadores autônomos, que comemoram os eventos realizados na rua revitalizada.


Eribaldo cita o exemplo de Fortaleza, que começou seu projeto após Natal e conseguiu ótimos resultados. “Em Fortaleza são 64 Ecopontos. Com isso, eles conseguiram praticamente acabar com os lixões. Foi implantado um cartão social, e nele o reciclador recebe o pagamento pelo lixo entregue. São R$ 20 por tonelada. O pagamento entra no cartão do reciclador e ele pode gastar onde quiser”. Eribaldo quer adotar o mesmo sistema em nossa capital.

No bairro das Rocas, onde reside, Eribaldo já desenvolve importantes iniciativas de combate ao descarte irregular de lixo. Mas ele quer mais: acabar com os lixões em toda a Natal. “Com 34 Ecopontos poderemos acabar com os lixões irregulares que enfeiam e adoecem nossa cidade. Estou convencido de que é preciso integrar a comunidade e usar de tecnologias de ponta para enfrentar nossos problemas, cuidando das pessoas e do meio ambiente.”