Escultor Guaraci Gabriel recebe Título de Cidadão Natalense

Em sessão solene conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, nesta terça-feira (30), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Natalense ao artista plástico Guaraci Gabriel Campos, por proposição do vereador Luciano Nascimento (PTB)

O parlamentar justificou que através da repercussão de suas obras, o escultor presta relevante contribuição ao desenvolvimento da cultura, das artes e na divulgação de Natal nacional e internacionalmente. “Estou muito feliz por prestar essa homenagem a Guaraci, que apesar de ser um artista de tanto destaque não deixou de ser um homem simples e uma pessoa tão humilde, morador da nossa querida zona Norte”, ressaltou o vereador Luciano Nascimento.

Guaraci Gabriel já participou de quatro bienais internacionais e e? o u?nico artista potiguar no Guiness Book (edição 2000), com a maior obra de material reciclado do mundo, pesando 50 toneladas e com 24 metros de altura, no qual utilizou três carcaças de avião F5, para montar a instalação “Guerra e Paz”, na Via Costeira em Natal, no final da década de 1990.

Potiguar de São Pedro do Potengi/RN, Guaraci começou a descobrir e revelar o talento para as artes ainda na infância, na bodega que a família montou em Ceará-Mirim, onde modelava peças de barro e argila que agradava ao gosto popular. Hoje, escultor renomado, é conhecido por utilizar materiais e objetos considerados sucata, que com criatividade converte em arte.

As obras de Guaraci nunca passam despercebidas e estão por todo Rio Grande do Norte. Em Natal, uma das mais recente está no Conjunto Alvorada, zona Norte, uma escultura de 10 metros de altura em ferro, eternizado o soco no ar que Pelé dava ao marcar gols. “O layout dessa escultura foi aprovado pelo próprio Pelé, quando eles se encontraram em Cuba, antes do falecimento do Rei do Futebol”, conta orgulhosa uma das filhas de coração do artista, Jessica Rocha.

Em Natal desde 1978, sobre receber a cidadania Guaraci disse: “Dizem que santo de casa não faz milagre, então ser reconhecido na nossa casa sempre é especial”.

Durante a solenidade, o diretor geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, representou a Governadora Fátima Bezerra, e a diretora do Departamento de Programas, Projetos e Eventos Culturais da Funcarte, Odinelha Targino, o prefeito Álvaro Dias.