Evento do São João de Natal arrasta a multidão pela Praia do Meio

O maior São João de todos os tempos na capital potiguar já começou. Como parte da programação, no últimos sábado (10), o evento Sol João arrastou a multidão pela orla da praia do Meio. Durante todo o percurso do Pranchão (trio elétrico bem menor que fica mais próximo do público), a banda Cavaleiros do Forró,…

O maior São João de todos os tempos na capital potiguar já começou. Como parte da programação, no últimos sábado (10), o evento Sol João arrastou a multidão pela orla da praia do Meio. Durante todo o percurso do Pranchão (trio elétrico bem menor que fica mais próximo do público), a banda Cavaleiros do Forró, o cantor Giannini Alencar e DJ DK animaram o público com muito forró, animação e muita energia positiva. Tudo na maior segurança.

O evento Sol João contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Natal e o prefeito Álvaro Dias disse que esse São João representará um marco para a cidade, pois vai se afirmar como um dos maiores eventos de Natal, valorizando a tradição e a cultura nordestina.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, por sua vez, exaltou a importância do São João de Natal que neste ano abraça a diversidade cultural e musical, com inovações que merecem fazer parte do calendário turístico e cultural da cidade.

“Na verdade, a administração Álvaro Dias vem priorizando os eventos juninos, com chamadas públicas que desoneram a administração. Já iniciamos os festejos do São João desde o último dia 07. São quase 70 arraiás espalhados pelas quatro regiões administrativas de Natal. Além do Beco da Lama, no Centro Histórico, que também faz parte do nosso calendário junino”, disse o secretário de Cultura. Que arrematou: “É importante dizer isso, porque o São João da Prefeitura do Natal tem uma característica de agregar a diversidade cultural e musical, que vai do forró eletrônico, piseiro até o forró sertanejo. Todos com eventos gratuitos para a população. A gente espera que esse evento entre definitivamente para o calendário turístico e cultural da cidade”.

Por todos os lados, era visível a satisfação do público em participar do evento, que contou com uma estrutura com banheiros químicos e forte presença da Polícia Militar, da Guarda Municipal e agentes da STTU.

A professora Kelly França estava acompanhada de vários amigos e fez questão de parabenizar a gestão municipal pela iniciativa de apoiar o São João de rua. “Estou adorando esse evento. O prefeito Álvaro Dias está de parabéns em apoiar o São João de rua. A festa está muito bonita, organizada e tem muitas pessoas que vieram do interior do Estado também para participar. Espero que este seja o primeiro de muitos”, ressaltou ela.

Para o comerciante Altenir da Costa Honorato, morador da Praia do Meio há 8 anos, Natal estava precisando de um evento como o São João deste ano, que possa agregar diferentes públicos e beneficiar o comércio em geral. “Esta é uma iniciativa excelente e louvável da Prefeitura do Natal porque, além de ser um tópico de lazer, ainda tem a parte financeira que faz com que a moeda circule. Quando se trata de lazer todo mundo gasta. Então, isso é bom para nós, comerciantes, e para o público que se diverte gratuitamente. De uma forma ou de outra, todo mundo ganha”. afirmou.

A programação do São João de Natal 2023, promovido pela gestão municipal, segue até 1º de julho reunindo 36 shows musicais nacionais e regionais, 35 quadrilhas juninas e programação em todas as regiões da cidade. Além disso, este ano, a Prefeitura lançou uma seleção pública voltada para apoiar os arraiás de rua em Natal. Cada selecionado recebeu apoio financeiro para poder realizar os festejos na rua do seu bairro. No total, 40 projetos foram contemplados.

Agenda

O Centro Histórico também conta com uma programação especial neste São João. O Espaço Cultural Ruy Pereira foi integrado aos festejos, com apresentação de shows musicais, também o dia 01/07, com Joquinha Gonzaga, Trio Trancelim e Luizinho Calixto, Nailson Santos, Carol Benigno e Deusa do Forró, Chama Musical e Trio Pio, e Nara Costa.

Também estão na programação oficial o projeto Forró Colorido, na Praça do Cruzeiro (Vila de Ponta Negra), Arraiá do Outro Par (dia 17 de junho em Ponta Negra), além do São João de Natal “Comidas Típicas de Rua” (Arena das Dunas de 20 a 25 de junho) e o Festival de Quadrilhas Juninas (Arena das Dunas de 20 a 25 de junho).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *