Exposição celebra os 213 anos de nascimento de Nísia Floresta

Mulheres & Liderança – a trajetória da escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta.

Com Emerson F. Sousa

A Pinacoteca do Rio Grande do Norte recebe desde ontem, 16 de outubro uma exposição para celebrar os 213 anos de nascimento da renomada escritora e feminista Nísia Floresta Brasileira Augusta. A exposição, intitulada “Mulheres & Liderança – A Trajetória da Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta”.

Composta por 16 painéis em banners individuais, a exposição busca recontar a notável trajetória da ilustre figura potiguar que desafiou as normas sociais de sua época e se destacou como uma das principais vozes femininas no Brasil do século XIX.

O projeto da exposição foi desenvolvido através do Projeto Memória do Banco do Brasil, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, sob a coordenação de Udymar Pessoa. Graduada em Pedagogia e com especialização em Docência do Ensino Superior, Udymar Pessoa é uma pesquisadora e palestrante renomada no campo da inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão. Desde 2009, ela se dedica ao resgate da memória das mulheres potiguares, com um foco especial em Nísia Floresta Brasileira Augusta.

Atualmente, Udymar Pessoa exerce o cargo de assessora técnica da Patrulha Maria da Penha de Natal/RN e coordena o Núcleo de Pesquisa e Cidadania Feminina (NUPFEM) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal/RN.

Vai até 31 de outubro

A exposição “Mulheres & Liderança – A Trajetória da Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta” é uma oportunidade única para os visitantes explorarem a vida e o legado de Nísia Floresta, uma pioneira que lutou pelo reconhecimento das mulheres em uma sociedade predominantemente patriarcal.

A exposição estará em exibição na Pinacoteca do Estado, em Natal, durante todo o período de 16 a 31 de outubro de 2023. Os organizadores convidam todos os interessados a participar deste evento histórico e aprofundar seu conhecimento sobre uma das figuras mais notáveis da história brasileira. É uma oportunidade imperdível de celebrar a contribuição de Nísia Floresta para o avanço das mulheres e da sociedade como um todo.

Não deixe de visitar esta exposição única e enriquecedora que homenageia a vida e a obra de Nísia Floresta Brasileira Augusta, uma das vozes mais influentes do Brasil do século XIX.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *