Fátima Bezerra aposta em novo porto para o desenvolvimento do RN

A governadora Fátima Bezerra vem realizando esforços para viabilizar o projeto do ‘Porto Potengi’. Trata-se de um novo complexo portuário a ser construído na margem esquerda do rio Potengi, na cidade de São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de ampliar o porto de Natal e revitalizar a área de mangue degradada do entorno. O…

A governadora Fátima Bezerra vem realizando esforços para viabilizar o projeto do ‘Porto Potengi’. Trata-se de um novo complexo portuário a ser construído na margem esquerda do rio Potengi, na cidade de São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de ampliar o porto de Natal e revitalizar a área de mangue degradada do entorno.

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) do projeto está em andamento. Sua primeira etapa deverá durar, pelo menos, seis meses. Serão feitas pesquisas e entrevistas com entidades do setor produtivo, órgãos ambientais, empresas e o Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).

O Porto Potengi prevê a recuperação do mangue do estuário, que já está em grande parte degradado; a restauração do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi e a realização de uma conexão direta por meio de um ramal ferroviário entre o Porto, o Aeroporto (que será o hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

A proposta atual inclui não só a modernização da estrutura portuária de Natal, mas também a criação de um parque ecológico para preservar a área circundante.

A interligação rodoviária entre Natal e a região metropolitana, sobretudo São Gonçalo do Amarante, deverá aumentar a eficiência do transporte. Além disso, a terceira ponte sobre o rio Potengi deve ajudar a aliviar o tráfego na região, já que o aumento da capacidade de transporte poderá desafogar as pontes do Igapó e da Redinha.

A construção da nova ponte e da interligação rodoviária também terá impactos positivos na economia local, já que deve gerar novos empregos durante a construção e também favorecer o desenvolvimento de novos negócios na Zona Norte da capital e cidades do litoral norte potiguar, atraindo mais investimentos para as cidades.

O projeto é um importante passo para o desenvolvimento econômico e urbano do RN. Além de melhorar a qualidade de vida dos habitantes, é uma oportunidade para dinamizar nossa economia e consolidar Natal como uma importante cidade do Nordeste.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *