Governo do RN busca apoio para Porto Indústria Verde com geração de 50 mil empregos

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pediu apoio ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para a implantação do Porto Indústria Verde. A solicitação foi feita em uma reunião realizada no Centro Administrativo, em Natal. Na agenda, o ministro também visitou o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do…

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pediu apoio ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para a implantação do Porto Indústria Verde. A solicitação foi feita em uma reunião realizada no Centro Administrativo, em Natal. Na agenda, o ministro também visitou o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e o Porto de Natal.

O porto verde, a ser localizado no município de Caiçara do Norte, vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar e exportação de hidrogênio e amônia verde. Segundo a governadora, o estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis. A capacidade de geração de energia limpa offshore no RN é de 140 gigawatts, o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu.

A produção de frutas do RN, por exemplo, é exportada por meio do Ceará por falta de infraestrutura. Com o porto verde, a produção poderá ser exportada diretamente, gerando mais divisas para o estado.

A governadora busca junto ao Governo Federal a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento, através de parceria com a iniciativa privada. A previsão é que o Porto-Indústria Verde gere 25 mil empregos nos primeiros quatro anos e chegue a 50 mil empregos a partir do quinto ano.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *