Governo federal anuncia a abertura de mais 520 vagas em concursos públicos; total de vagas já chega a 23 mil neste anos

O edital deve ser lançado nos próximos seis meses e irá contemplar pelo menos quatro ministérios.

O governo do presidente Lula anunciou hoje (28) a autorização para a realização de novos concursos públicos, que disponibilizarão 520 vagas. A medida foi assinada pela ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o edital deve ser lançado pelos ministérios responsáveis em até seis meses.

Os concursos terão vagas distribuídas entre quatro ministérios: Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com 370 vagas; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com 60 vagas; Planejamento e Orçamento, também com 60 vagas; e Povos Indígenas, com 30 vagas.

O anúncio de hoje segue a autorização de outros dois concursos, anunciados no dia anterior, 27 de setembro, um para a Advocacia-Geral da União (AGU) e outro para o Ministério da Cultura. Desde o início do ano, mais de 23.000 cargos públicos foram abertos ou autorizados pelo governo.

A ministra Esther Dweck informou, em agosto, que o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 prevê menos recursos para a realização de concursos públicos. Mesmo com uma previsão de orçamento mais enxuto, a abertura de novas vagas demonstra uma necessidade de renovação e ampliação do quadro de funcionários públicos em diversos setores do governo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *