Governo Federal anuncia aplicativo “Proteja Seu Celular” para combater roubos de dispositivos móveis

A ferramenta visa oferecer uma camada adicional de proteção para os usuários, permitindo que até duas pessoas de confiança possam bloquear um dispositivo em caso de perda ou roubo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a criação de um novo aplicativo destinado à prevenção de roubos de celulares, previsto para ser lançado até o final deste ano. Intitulado “Proteja Seu Celular”, a ferramenta visa oferecer uma camada adicional de proteção para os usuários, permitindo que até duas pessoas de confiança possam bloquear um dispositivo em caso de perda ou roubo.

Os usuários interessados em utilizar o serviço poderão baixar o aplicativo ou acessar o site oficial. Para a ativação, é necessário realizar um cadastro com login no portal Gov.br, inserir o número IMEI do celular e fornecer os dados de contato de duas pessoas de confiança. Caso o usuário perca o dispositivo ou seja vítima de roubo, qualquer uma das pessoas cadastradas poderá ordenar o bloqueio total do aparelho.

Embora os sistemas operacionais Android e iOS já contem com ferramentas nativas que permitem o bloqueio do dispositivo, a iniciativa do MJSP busca oferecer uma alternativa mais ágil, possibilitando que um terceiro intervenha rapidamente em casos de emergência. Há ainda negociações em andamento com gigantes tecnológicas como Google e Meta, visando a facilitação do bloqueio do sistema operacional Android e de algumas redes sociais.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *