Governo sinaliza aumento para servidores federais

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o Governo Federal deve concluir, nas próximas semanas, as negociações pelo reajuste salarial dos servidores federais, que estão com salários congelados há seis anos. As tratativas para a concessão dos reajustes salariais às carreiras do serviço público foram iniciadas em janeiro…

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o Governo Federal deve concluir, nas próximas semanas, as negociações pelo reajuste salarial dos servidores federais, que estão com salários congelados há seis anos.

As tratativas para a concessão dos reajustes salariais às carreiras do serviço público foram iniciadas em janeiro de 2023, e desde então, são realizadas reuniões entre ministros e representantes das categorias que serão beneficiadas.

Segundo a ministra, a previsão é de que o reajuste concedido seja de até 9%, a depender da decisão sobre o ajuste do auxílio-alimentação, mas mesmo com o reajuste, o valor ficará abaixo do desejado pela categoria para compensar a defasagem registrada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A expectativa é de que o aumento nos vencimentos seja concedido até abril de 2023, conforme defendido pela titular da pasta ao jornal Folha de S.Paulo.

É importante ressaltar que os recursos para o reajuste dos servidores do Executivo já estão aprovados na Lei Orçamentária de 2023 (LOA 23), não gerando novos gastos, além dos já previstos, para o governo federal.

Foto: Marcelo Camargo/EBC


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *