Guia de Serviços da Prefeitura de Natal facilita vida da população

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/), é uma das plataformas on-line que possibilitam ao cidadão encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para cada ação.
 
“Ao alcance de um clique, tanto os natalenses quanto os turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social e turismo. É uma ferramenta prática e de grande valia para todos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Quem acessa o guia confere as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público-alvo, tarifa, etapas para acesso, documentos necessários e legislação. No Guia de Serviços, também é possível enviar sugestões e dúvidas.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão pode utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil. Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes, ela ocorrerá, a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas.

A ausência de informações acerca de quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal através da aba Cadastro no Guia de Serviços. “O Guia vem cumprindo o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal, além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretária municipal de Planejamento pelo trabalho desempenhado”, explicou Joanna Guerra.