Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior será desativado

Em um comunicado divulgado hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) anunciou que o Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior será desativado. Todos os serviços da unidade serão transferidos para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto. A ação é parte de um processo de racionalização de recursos humanos, estruturais e financeiros da pasta. Segundo a…

Em um comunicado divulgado hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) anunciou que o Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior será desativado. Todos os serviços da unidade serão transferidos para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto. A ação é parte de um processo de racionalização de recursos humanos, estruturais e financeiros da pasta.

Segundo a SMS, a medida tem como objetivo principal manter o atual volume de despesas do órgão, que representam 33% do orçamento da Administração Municipal. A transferência dos serviços, assegura a secretaria, garantirá a continuidade do atendimento pediátrico, sem comprometer a rede municipal de ensino. No entanto, ainda não foi divulgada uma data para a finalização do processo.

Com a desativação do Hospital Nivaldo Júnior, a Maternidade Araken receberá aproximadamente 35 leitos, bem como absorverá os atendimentos obstétricos, a UTI Adulto, o atendimento clínico e o setor ortopédico da unidade.

No entanto, a decisão de desativar o Hospital Nivaldo Júnior não foi recebida sem críticas. O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindasaúde) publicou uma nota repudiando a medida, alegando que a transferência da demanda pode sobrecarregar os serviços já prestados pela maternidade municipal.

Em resposta, a SMS emitiu uma nota declarando que a Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto está preparado para acolher as atividades pediátricas, garantindo que o atendimento aos usuários não será comprometido.

Inaugurado em outubro de 2020, o Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior está situado na Rua Jaguarari, no bairro de Candelária, onde antes funcionava o antigo Hospital de Urgência Pediátrica Dra. Sandra Celeste. A unidade recebeu esse nome em homenagem ao Dr. Nivaldo Junior, pediatra, ex-presidente da Sociedade Potiguar de Pediatria (Sopern) e ex-diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN).


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *