IFRN segue se fortalecendo e lança edital com 3484 vagas para 2024

Inscrições para Cursos Técnicos de Nível Médio na forma integrada já estão abertas. Alunos de escolas públicas terão vagas exclusivas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura das inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada. Essa oportunidade oferece ingresso no primeiro semestre letivo de 2024 e abrange uma variedade de cursos, conforme o número de vagas e as opções relacionadas no Anexo I do Edital, que você pode baixar no link abaixo.

Oportunidade de acesso a uma educação de excelência

Os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada se destacam por sua abordagem que combina o ensino médio com a educação profissional técnica de nível médio. Trata-se de um único curso que atende a duas finalidades complementares, sendo ministrado de maneira simultânea, interdependente e inseparável, de acordo com os projetos pedagógicos vigentes.

As 3.484 vagas ofertadas pelo IFRN serão distribuídas em 21 campi do Instituto, cobrindo uma ampla variedade de cursos técnicos. Alguns dos cursos disponíveis incluem Informática, Eletrotécnica, Eventos, Administração, Química, Mecânica, Edificações, Mineração, Controle Ambiental, Design Gráfico e Multimídia.

Jucurutu inaugura cursos técnicos integrados

Outra importante notícia contida no edital do IFRN é a inauguração da modalidade de ensino técnico integrado na cidade de Jucurutu. O campus de Jucurutu vem se destacando na região com uma atuação comprometida com o progresso social de seus municípios e agora avança ainda mais no projeto de fortalecer a educação e a cidadania para nas cidades atendidas.

Cronograma do processo seletivo

Inscrições: de 20 de outubro a 12 de novembro.
Solicitação de isenção: de 20 a 31 de outubro a 06 de novembro.
Pagamento das inscrições: até 13 de novembro.
Divulgação do cartão de inscrição: 21 de novembro.
Aplicação das provas: 26 de novembro (local, data e horário serão divulgados no cartão de inscrição).
Resultado das questões de múltipla escolha: 11 de dezembro.
Resultado preliminar da prova discursiva: 19 de dezembro.
Resultado final: 20 de janeiro de 2024.

Distribuição das vagas

Com mais de 3 mil vagas disponíveis, o processo seletivo estabelece critérios para a classificação, permitindo que estudantes de diversas origens tenham a oportunidade de ingressar na instituição.

A distribuição de vagas será realizada com base em critérios sociais e econômicos, considerando fatores como renda familiar bruta per capita, histórico de escola pública, etnia e necessidades especiais.

O processo seletivo do IFRN, em sua política de democratização do acesso, inclui, em diversas combinações para tornar a medida mais eficiente, os seguintes critérios:

  • Renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Ter cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas;
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Portadores de necessidades especiais.

As condições para o candidato disputar as vagas reservadas são criteriosamente analisadas pela instituição após a entrega de documentação comprobatória.

Sobre as provas

As avaliações contemplarão três áreas, cada uma com seu respectivo número de questões e pontuação total variando de zero a 100 pontos:

  1. Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha.
  2. Matemática, com 20 questões de múltipla escolha.
  3. Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

Onde se inscrever

Os interessados podem desde já solicitar sua inscrição aqui, no site da Funcern. O período para inscrições vai até 12 de novembro.

Não perca esta oportunidade de ter acesso gratuito ao melhor ensino do Rio Grande do Norte.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *