Imperdível: eclipse solar anular será visível no RN

O fenômeno é conhecido como “anel de fogo” e poderá ser observado em estados do Norte e Nordeste, incluindo todo o Rio Grande do Norte.

Um espetáculo celestial deslumbrante será visível em nosso estado no próximo dia 14 de outubro. O eclipse solar anular, fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, deixará visível apenas um “anel de fogo” brilhante em torno da estrela.

Às 16h51, os potiguares terão a oportunidade de testemunhar este fenômeno raríssimo, onde o alinhamento celestial perfeito permitirá que apenas o brilho externo do sol seja visto, formando o chamado “anel de fogo”. Nos outros estados do Brasil, o eclipse será visível, mas de forma parcial.

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021 e não foi visível no Brasil, já que a configuração específica para um eclipse anular não acontece em todas as luas novas devido ao plano de órbita da Lua ser inclinado em cinco graus em relação ao da Terra.

O pico do fenômeno será às 16h51, horário de Brasília, e seu término está previsto para as 17h50, totalizando uma duração de 2 horas e 7 minutos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *