Imperdível: nova chance de assistir à peça A Invenção do Nordeste

No próximo domingo, dia 9 de julho, às 18h, o Grupo Carmin apresentará pela primeira vez no Teatro Alberto Maranhão a peça “A Invenção do Nordeste”, obra brasileira mais premiada em 2019, com os prestigiosos Prêmios Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural e Questão de Crítica. “A Invenção do Nordeste” propõe uma reflexão sobre…

No próximo domingo, dia 9 de julho, às 18h, o Grupo Carmin apresentará pela primeira vez no Teatro Alberto Maranhão a peça “A Invenção do Nordeste”, obra brasileira mais premiada em 2019, com os prestigiosos Prêmios Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural e Questão de Crítica.

“A Invenção do Nordeste” propõe uma reflexão sobre o surgimento e a trajetória histórica da região Nordeste, buscando desconstruir a imagem estereotipada do nordestino. A atriz Quitéria Kelly disse à imprensa que encontrou no livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior, um ponto de partida para explorar as divisões sociais brasileiras.

Durante a pesquisa para a peça, o Grupo Carmin mergulhou nos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão reducionista do Nordeste brasileiro. A partir dessas reflexões, os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma autoficção na qual um diretor é contratado por uma grande produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores nordestinos que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante a preparação, a identidade nordestina dos atores é colocada em xeque, levantando a questão: será que existe apenas uma identidade nordestina?

A sinopse da peça revela que o diretor tem a missão de selecionar um ator nordestino capaz de interpretar com maestria um personagem da região. Após diversos testes e entrevistas, dois atores chegam à final e o diretor tem sete semanas para prepará-los para o último teste. Durante esse período de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um personagem nordestino não é uma tarefa simples.

“A Invenção do Nordeste” promete ser uma obra provocativa e instigante, que aborda com sensibilidade e profundidade as questões relacionadas aos estereótipos regionais e a complexidade da identidade nordestina. A peça promete questionar preconceitos e convidar o público a refletir sobre as múltiplas faces de uma região tão rica e diversa como o Nordeste do Brasil.

Serviço

A Invenção do Nordeste

Dia 09 de julho, domingo, às 18h, no Teatro Alberto Maranhão

Vendas: Na bilheteria do TAM ou pelo site


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *