IMT confirma circulação de novas variantes do vírus da Covid-19 no RN

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de duas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Rio Grande do Norte. A análise de 32 amostras positivas para a doença nas cidades de Natal e Parnamirim, no período de 21 de outubro a 17…

Foto: Anastácia Vaz

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de duas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Rio Grande do Norte.

A análise de 32 amostras positivas para a doença nas cidades de Natal e Parnamirim, no período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, apontou que mais da metade era de novos tipos de variantes, sendo 16 da BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5.

Com o aumento de casos de covid-19, a médica reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, utilizar máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.

O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN ocorreu em parceria com o Instituto Butantã e o Getúlio Sales Diagnósticos. Além das novas cepas, 14 amostras apontaram para a circulação da variante BA.5, que já era encontrada no estado desde maio de 2022.

Os sequenciamentos e análises dos dados foram realizados pelos pesquisadores Francisco Freire Neto e Diego Gomes Teixeira, que detectaram a primeira amostra positiva para a nova variante BQ.1 em 8 de novembro.

Fonte: G1 RN


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *