Inscrições do Prouni começam hoje

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre. A partir desta terça-feira, 27 de junho, os interessados em concorrer às bolsas de estudo têm até o dia 30 de junho para realizar suas inscrições por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O cronograma do Prouni prevê que o resultado da primeira chamada seja divulgado em 4 de julho, enquanto o resultado da segunda chamada está previsto para 24 de julho. Caso os candidatos não sejam selecionados nessas chamadas regulares, ainda existe a possibilidade de participar da lista de espera. Nesse caso, os interessados devem manifestar seu interesse nos dias 14 e 15 de agosto, e a divulgação da lista de espera está programada para o dia 18 de agosto.

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior, abrangendo cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para realizar a inscrição no programa, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 ou 2022, obtendo uma pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é imprescindível que não tenha zerado na nota da redação e que não tenha realizado o Enem na condição de treineiro, ou seja, como forma de autoavaliação antes de concluir o Ensino Médio. O Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho para fins de classificação e pré-seleção no Prouni.

No que diz respeito aos critérios de renda, para ser elegível à bolsa integral, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal máxima permitida é de até três salários mínimos por pessoa.