INSS transfere agência da Zona Norte para a Central do Cidadão

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) anunciou que a agência da Previdência Social (APS) localizada no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, será transferida para a Central do Cidadão, no bairro Potengi.

A mudança visa reduzir despesas e proporcionar fácil acesso aos beneficiários por meio de transporte público e amplo estacionamento gratuito. No entanto, a transferência das perícias médicas, que representam até 60% dos atendimentos diários da unidade, será para a Agência Nazaré, localizada na Zona Oeste da cidade, a partir do dia 1° de junho.

Com essa mudança, a Zona Norte, que é a região mais populosa da cidade, deixará de contar com uma agência que realiza perícias médicas.

Em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal, ontem (29), o gerente executivo do INSS, Emanuel de Araújo Dantas, afirmou que a população terá a disponibilidade de utilizar outras agências da Previdência Social na cidade, onde já existem serviços de perícia. Ele ressaltou que muitas pessoas optam por essas outras agências e conseguem um atendimento mais rápido, devido à falta de médicos peritos na Zona Norte.

Atualmente, a agência do INSS está localizada na Rua Marcílio Dias, 26, no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal. Já o novo local para atendimentos administrativos será na Central do Cidadão, situada na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 896, no bairro Potengi, Zona Norte. A partir do dia 1° de junho, as perícias médicas serão realizadas na Agência Nazaré, na Avenida Coronel Estevam, 2207, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste. Além disso, a população poderá marcar atendimentos nas agências do Centro e Zona Sul.

O INSS informou que a transferência da agência para a Central do Cidadão faz parte de um acordo com o governo do estado, que cedeu a área sem custos para o governo federal. Ainda não foi definida uma data específica para a mudança dos atendimentos administrativos, mas o contrato de locação do prédio atual encerra em 30 de junho, e a transferência deve ocorrer até essa data.

Com a reorganização, a cidade de Natal contará com atendimento de perícia nas seguintes unidades: Natal centro, Natal sul Miguel Castro e Nazaré. Além das unidades da capital, a região metropolitana de Natal também possui serviços de perícias nas unidades de Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz.