Instituto Opinião divulga nova pesquisa sobre atos de 8 de janeiro em Brasília

O vandalismo na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro ainda é motivo de muita discussão e divisão de opiniões. De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião, 81,3% da população do Distrito Federal é contrária à invasão e depredação dos prédios públicos, enquanto apenas 2,9% são favoráveis aos atos. Entre os entrevistados, 72,2%…

O vandalismo na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro ainda é motivo de muita discussão e divisão de opiniões. De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião, 81,3% da população do Distrito Federal é contrária à invasão e depredação dos prédios públicos, enquanto apenas 2,9% são favoráveis aos atos.

Entre os entrevistados, 72,2% julgam necessário algum tipo de prisão para os manifestantes: 42,2% disseram que todos os envolvidos deveriam ser presos; 13,4%, que a maioria deveria ser presa; 26,6% acham que só alguns deveriam ser penalizados.

A pesquisa também perguntou qual palavra melhor define a conduta dos participantes dos atos antidemocráticos de janeiro. Para 31,7% dos entrevistados, as depredações foram praticadas por vândalos; 23,2% afirmaram que os bolsonaristas radicais eram criminosos; 19,9% disseram que eram apenas pessoas insatisfeitas com o resultado da eleição presidencial; e para 13,6%, o quebra-quebra foi causado por terroristas. Outros 4,7% chamaram de atos antidemocráticos.

Também foi avaliada a intervenção federal na Secretaria de Segurança Pública do DF. Para 61,6% das pessoas ouvidas, a intervenção foi uma decisão acertada, enquanto 51,6% acham que as forças de segurança do Distrito Federal não cumpriram o dever de proteger as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Conheça o Instituto Opinião

O Instituto Opinião é uma das empresas de pesquisa mais relevantes do Brasil, atuando há mais de 10 anos em todo o país. A equipe do instituto é composta por especialistas em análise de dados, estatística, ciência política, inteligência de mercado e comportamental, o que permite extrair o máximo de cada pesquisa e oferecer relatórios com as informações mais pertinentes para cada cliente.

Entre as diversas opções de pesquisa oferecidas pelo Instituto Opinião, destacam-se o Monitoramento de Políticas Públicas ou Pesquisa Administrativa, a Pesquisa Eleitoral, a Pesquisa de Mídia e Comunicação, a Pesquisa de Transporte e Plano de Mobilidade Urbana, a Pesquisa de Mercado, a Pesquisa de Satisfação e a Pesquisa Qualitativa.

A empresa tem como um de seus principais valores a responsabilidade e o sigilo com que trata as informações geradas por meio de dados de pesquisas. A segurança da informação é um dos princípios da empresa, o que permite atuar com seriedade e se consolidar no mercado devido à sua competência e qualidade de resultados gerados a partir da realidade.

O Instituto Opinião tem atuado em diversos setores da sociedade, auxiliando empresas, políticos e instituições em todo o Brasil. Suas pesquisas são frequentemente divulgadas pela imprensa, sendo referência em diversos assuntos.

Nas eleições de 2022, o Opinião realizou diversas pesquisas nacionais para a eleição presidencial e legislativa, e regionais – para os cargos de presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais – em estados como Paraná, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Distrito Federal e Piauí.

Com sua vasta experiência em pesquisas nacionais e regionais, o Instituto Opinião tem se destacado como uma das principais empresas de pesquisa do país, com metodologias inovadoras e eficientes que garantem resultados precisos e confiáveis para seus clientes. Para isso investe em tecnologia de ponta, com gravação e armazenamento de entrevistas em tempo real e georreferenciamento.

Confira pesquisas recentes do Instituto Opinião:

UOL/Congresso em FocoExclusivo: Lula a um ponto percentual da vitória em primeiro turno, revela Instituto Opinião

Estado de Minas e IstoÉInstituto Opinião: 84% são contra volta a ditadura e 75% a favor de democracia

AgoraRN e Poder36046% dos que souberam do desfile militar sentiram “mais vergonha que orgulho”
UOL/Congresso em Foco Exclusivo: quase metade dos eleitores diz ainda não ter definido candidato à câmara

EBC Levantamento realizado pelo Instituto Opinião aponta cenário do profissional de advocacia no DF

Revista Forum Paraná: Ratinho Jr. lidera disputa pelo governo; Requião é o segundo

Bem Paraná e Gazeta do Povo Ratinho Jr tem aprovação de 66,1%; Bolsonaro é desaprovado por 53% no Paraná

Mídia Ninja Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas
UOL/Congresso em Foco – Exclusivo: Bolsonaro só ganha de Lula entre evangélicos e eleitores com maior renda

BandNewsBolsonaro lidera no Paraná em nova pesquisa do Instituto Opinião
Portal Prefeitura – Instituto Opinião: Marília Arraes chega a 34,7% das intenções de voto na corrida pelo governo de Pernambuco; confira números

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023, pelo Instituto Opinião, e ouviu 900 moradores com idade acima de 16 anos. As entrevistas foram realizadas no modo presencial com checagem de controle de 40% dos formulários no ato da coleta, o que confere maior precisão e confiabilidade à amostragem. A margem de erro é de 3%, com 95% de confiabilidade para o resultado geral.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *