Irailson Nunes é eleito presidente da CUT-RN com o desafio de fortalecer a luta dos trabalhadores

Ontem (24), o metalúrgico Irailson Nunes foi eleito presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Norte, durante o congresso que reuniu representantes de diversas categorias de todo o estado.

O evento foi marcado pela ênfase dada por Irailson à importância da unidade dos trabalhadores para a reconstrução do Brasil em meio aos desafios atuais.

Ao Blog do Girotto, Irailson destacou as pautas prioritárias para o atual cenário. Entre elas, o debate da reforma sindical, que busca ampliar a força e autonomia dos trabalhadores na organização de suas categorias, a reforma agrária para garantir acesso à terra, o fortalecimento da indústria nacional para gerar empregos e reduzir desigualdades e o investimento no serviço público visando à valorização dos trabalhadores e à melhoria das condições de trabalho.

Com um compromisso declarado com a unidade dos trabalhadores e a busca por transformações sociais, Irailson Nunes assume a presidência da CUT-RN com uma visão de futuro focada na luta pelos direitos e na reconstrução do país. “Só por meio da luta seremos capazes de diminuir as desigualdades e injustiças sociais cometidas contra a classe trabalhadora e a sociedade. A CUT é um instrumento que aglutina as diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores que encampam suas pautas visando a melhoria das condições de trabalho e de vida. Por isso, a Central Única dos Trabalhadores é imprescindível, pois lutamos por vidas”, disse.

Quem é Irailson, novo presidente da CUT-RN

Nascido em 11 de abril de 1982 na cidade de Umarizal/RN, Irailson Nunes é filho de agricultores, Pedro Gaudêncio e Nazareide Nunes. Sua trajetória de vida é marcada por uma busca constante por melhores oportunidades. Aos 20 anos, em 2002, mudou-se para Parnamirim, movido pelo sonho de crescimento pessoal e profissional. Inicialmente empregado em uma oficina mecânica em sua cidade natal, ele logo se consolidou no ramo metalúrgico. Seu espírito de liderança se manifestou em 2007, quando recebeu o convite para integrar a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos (SINDMETAL), onde assumiu cargos importantes ao longo dos anos.

Sua ascensão na vida sindical foi notável. Em 2009, assumiu a Secretaria de Administração e Finanças do SINDMETAL, posição que ocupou até 2014. Aos 31 anos, Irailson se tornou o presidente mais jovem da instituição, liderando-a nos mandatos de 2014 a 2017 e de 2017 a 2021. Durante esse período, ele também se envolveu ativamente na formação sindical por meio da Escola Nordeste Marise Paiva da CUT, sediada em Recife/PE, e assumiu o Departamento de Juventude da Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste (FIMETAL), onde agora é Vice-Presidente.

Sua dedicação e formação sindical o levaram a integrar o Coletivo de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNMCUT). Essa trajetória culminou em sua indicação pela Região Nordeste para compor a diretoria da CNMCUT, onde está em seu segundo mandato.

Em 2019, Irailson assumiu a Secretaria de Administração e Finanças da CUT/RN, papel que desempenhou até ser eleito presidente da instituição ontem, aos 41 anos.

Em suas palavras, “assumindo essa função tão importante, que é a presidência da CUT-RN e tendo plena consciência de seu tamanho e de sua relevância social, pretendo construir um mandato coletivo, em que a organização sindical e a formação política serão os pilares essenciais para continuarmos transformando o mundo do trabalho no instrumento de luta e resistência em defesa dos direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade.”