Janeiro branco expressa a importância dos cuidados para preservar a saúde mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de uma em cada oito pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental. Estes variam conforme sexo e idade, sendo mais recorrente os transtornos de ansiedade e depressivos. Além disso, pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo em…

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de uma em cada oito pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental. Estes variam conforme sexo e idade, sendo mais recorrente os transtornos de ansiedade e depressivos. Além disso, pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo em comparação a população geral.

Sabe-se que o conceito de saúde é amplo, abrangendo o bem estar físico, social e não menos importante o mental, por isso é importante que haja o equilíbrio entre estas diversas esferas da vida. Daí se faz necessário que se dissemine e fortaleça uma maior valorização da vida, empatia e enfrentamento assertivo as situações adversas, reconhecendo que nem tudo estará sob o nosso controle, como por exemplo, a vulnerabilidade social que implica na falta de acesso à saúde básica e à educação.

Com isso, o que se pode fazer é buscar organizar com disciplina uma rotina com hábitos positivos e saudáveis, na prática do autoconhecimento, identificando as próprias emoções, além da prática também de exercícios físicos, alimentação saudável e descanso, tudo dentro de suas necessidades, possibilidades e realidade. Vamos nos cuidar — nunca foi tão necessário!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *