Lula tem razão: “Não existe partido político no Brasil”

A declaração abaixo, do presidente Lula, mexeu com os sentimentos de diversas siglas partidárias do país, sobretudo daqueles que compõem sua base no Congresso. Outra frase do presidente que causou frisson foi esta: “Quando você nega a política o resultado é esse: Bolsonaro, Hitler, Mussolini. Quando você nega a política, o resultado é o surgimento…

A declaração abaixo, do presidente Lula, mexeu com os sentimentos de diversas siglas partidárias do país, sobretudo daqueles que compõem sua base no Congresso.

Não existe partido político no Brasil. O único partido com cabeça, tronco e membro é o PT. O PT não é uma coisa qualquer, é um partido político. O restante é uma cooperativa de deputados que se juntam nas eleições.

Lula


Outra frase do presidente que causou frisson foi esta: “Quando você nega a política o resultado é esse: Bolsonaro, Hitler, Mussolini. Quando você nega a política, o resultado é o surgimento do autoritarismo”.

Em ambas Lula tem razão. Os partidos brasileiros há muito já deixaram claro o que são, exatamente isso que o presidente e um bom tanto menos que isso ainda. Quanto à negação da política, creio não haver mais dúvidas sobre seus previsíveis resultados.

O curioso é que com sua declaração, ao evidenciar a realidade da política brasileira, Lula reforça a descrença da população no sistema político. Mas havemos de culpar mesmo o mensageiro?


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *