Mais de 300 mil pessoas participaram do São João de Natal na Arena das Dunas

Foto: Megalume O São João de Natal voltou para ficar e agradou ao público em cheio. Foram seis dias de muita alegria, brilho, encanto e cores. A aposta da Prefeitura de Natal no resgate dos festejos juninos da cidade se mostrou acertada, evidenciando o orgulho e a vontade do natalense de exaltar a cultura e…

Foto: Megalume

O São João de Natal voltou para ficar e agradou ao público em cheio. Foram seis dias de muita alegria, brilho, encanto e cores. A aposta da Prefeitura de Natal no resgate dos festejos juninos da cidade se mostrou acertada, evidenciando o orgulho e a vontade do natalense de exaltar a cultura e a tradição do Nordeste. A Arena das Dunas recebeu verdadeiras multidões durante o evento. De acordo com estimativas, mais de 300 mil pessoas acompanharam os muitos shows que passaram pelo palco principal, além de prestigiarem o Festival de Quadrilhas juninas e o polo gastronômico no local.

“Tivemos um São João histórico. Foi bonito de ver a empolgação e a alegria dos grandes públicos presentes em todos os dias. A presença de muitas famílias para aproveitar o evento foi recorrente. Quero registrar aqui a minha gratidão ao natalense por ter abraçado a festa. A gestão municipal entende a importância de iniciativas como essa e vai seguir apoiando, investindo e realizando eventos dessa magnitude. Não apenas pela capacidade de envolver a população, mas também pelo forte impacto econômico”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Em termos de movimentação econômica, o São João de Natal envolve atividades dos setores formal e informal da cidade, dentre eles hospedagem, alimentação, transporte por aplicativo, lojas de roupas, e salões de beleza. A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) fará uma pesquisa para mensurar os reflexos do evento na economia da cidade, a ser divulgada nos próximos dias. O Sistema Fecomércio foi um dos parceiros da Prefeitura no São João, por intermédio do Sesc RN.

O prefeito, que acompanhou todos os dias da festa juntamente com o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, ressaltou ainda a adoção de uma parceria com a iniciativa privada. A união de esforços possibilitou a redução de custos pelo Poder Público. “Esse é um caminho adotado por eventos dessa natureza em todo o país. Conseguimos economizar um montante estimado em R$ 3 milhões com a parceria”.

Um dos diretores da empresa parceira do evento (Clap Entretenimento), Felinto Filho, ressaltou que o São João de Natal comprovou o potencial que a cidade tem para os festejos juninos. Ele também aponta a visibilidade que o evento proporcionou à cidade. “As atrações nacionais e o grande público que esteve no evento colocam Natal nessa rota dos grandes eventos de São João. Não tenho dúvidas de que em 2024 a festa virá ainda maior e melhor”, declarou.

Pelo palco montado na área externa da Arena das Dunas, passaram grandes artistas locais e nacionais. Nomes como Zé Hilton do Acordeon, Walkyria Santos, a dupla Bruno & Marrone, Waldonys, Michele Andrade, Léo Santana, Karol Melo, Briola Sales e Ferro da Boneca, Cláudia Leite, Carol Benigno e Dani Cruz, Pedro e Erick, Circuito Musical, Zezé di Camargo e Luciano, Banda Grafith e Pedro Lucas.

Além dos shows na maior praça esportiva e de eventos da cidade, o maior São João da história de Natal contempla todas as regiões da cidade. A abertura oficial dos festejos juninos aconteceu com o “Sol João”, na orla da Praia do Meio, onde um “pranchão”, espécie de trio elétrico, arrastou uma multidão.

Outra marca positiva do São João de Natal é o investimento nos arraiás de rua. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte) lançou seleção pública voltada para apoiar essa modalidade de festejo. No total, foram 40 projetos selecionados, todos com apoio financeiro do Município.

“Temos uma política cultural ampla e democrática. É fundamental destacar a importância dos arraiás de rua, porque ampliamos a participação popular. O São João é uma festa plural e está inserida em nossas tradições”, apontou o secretário Dácio Galvão.

Festival de Quadrilhas

Com uma tradição de mais de trinta anos, o Festival de Quadrilhas juninas é um evento à parte dentro do São João de Natal. A edição deste ano distribuiu a maior premiação do Rio Grande do Norte, bem como contou com um grande aporte de investimentos. A Prefeitura do Natal investiu, por meio de seleção pública, mais de R$ 600 mil em todo o evento.

Durante quatro dias, 35 quadrilhas juninas de Natal e de outros municípios do estado, concorreram às premiações do 1° ao 10° lugar, nas categorias tradicional, estilizada, cômica e grupos de acesso. “Quero parabenizar a todas as quadrilhas que aqui se apresentaram. Estão todas de parabéns pelo altíssimo nível das apresentações”, elogiou o prefeito Álvaro Dias.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *