Natal e Mossoró entre as melhores cidades para empreender

O Instituto Cidades Empreendedoras (ICE) publicou recentemente seu levantamento anual que avalia as 101 maiores cidades do Brasil com melhores condições para se empreender. De acordo com o estudo, Natal ficou na 49ª posição e Mossoró em 77º lugar. Natal apresentou melhora em três dos sete índices avaliados, enquanto Mossoró subiu oito posições em comparação com o levantamento anterior.

Apesar de duas cidades do Rio Grande do Norte estarem no ranking, o estado só foi citado no relatório após 24 estados terem, pelo menos, um município na frente. Para interlocutores do setor de empreendedorismo de Natal e do RN, melhorias em infraestrutura, carga tributária e apoio ao empreendedor são pontos necessários para melhora nos índices.

O estudo avalia sete determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Natal apresentou queda em relação ao último relatório, quando ocupou a 42ª posição, em Ambiente Regulatório (96º, queda de 25 posições), Infraestrutura (29º, queda de nove posições) e Mercado (49º, queda de duas posições). Em contrapartida, apresentou melhora em Inovação (46º, crescimento de 14 posições), Capital Humano (29º, crescimento de 15 posições) e Cultura Empreendedora (14º, ganho de uma posição).

O estudo é publicado anualmente desde 2014, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A pesquisa visa auxiliar gestores públicos e privados na identificação dos pontos críticos do ambiente de negócios, possibilitando a implementação de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento econômico local.