Natália busca promoção comercial para produtos potiguares nos EUA

A deputada federal Natália Bonavides esteve ontem (21) com Adalnio Senna, cônsul-geral do Brasil em Nova York, com a missão de promover produtos potiguares e propor parcerias comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos.

Natália destacou a importância de ampliar as exportações do RN para fortalecer a produção local e combater as desigualdades sociais, contribuindo para a melhoria do ambiente econômico do estado.

Na ocasião, ela presenteou o cônsul com produtos típicos do RN, como castanha e mel, demonstrando o potencial desses produtos para a comercialização no mercado estadunidense. A iniciativa busca criar oportunidades para a pequena agricultura, enfatizando uma mensagem de sustentabilidade e defesa do meio ambiente.

Atualmente, mais de 70% da produção de mel e castanha no RN provém da agricultura familiar, constituindo uma fonte de renda para milhares de famílias em diversas regiões do estado. A ideia é que a exportação desses produtos possa ser intensificada, beneficiando diretamente essas comunidades.

Condições do mercado local

A deputada também abordou a necessidade de melhoria nas condições de exportação de melão e melancia, frutas significativas para a economia local. A proposição é adequar o período de preferência nas compras desses produtos, possibilitando uma redução nas taxas de exportação. Vale ressaltar que a maioria das exportações dessas frutas atualmente é destinada para a Europa, com apenas 1% sendo direcionado para os Estados Unidos, o que reforça a relevância de se expandir esse mercado.

Quanto à promoção do turismo do estado nos Estados Unidos e a inserção da moda potiguar no circuito internacional, foram citados as artesãs, rendeiras e confecções artesanais do estado, buscando fortalecer o setor têxtil potiguar.