No RJ, Álvaro Dias busca saídas para problemas do transporte público de Natal

Prefeitos de todo o país se reuniram no Rio de Janeiro para discutir o futuro do transporte coletivo e mobilidade urbana no Brasil. Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro debateu alternativas, inovações e financiamento para o transporte público coletivo em todo o território nacional.

Os prefeitos destacaram a necessidade de maior apoio do governo federal na solução do problema dos sistemas de transporte público em todo o país, uma vez que o setor vem sofrendo com a perda de usuários, alto custo das operações e os Municípios estão buscando melhorar os serviços, uma vez que grande parte da população utiliza esses serviços.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, presente na reunião, destacou que os municípios não têm condições de financiar os sistemas e que é fundamental que esses repasses sejam aprovados e cheguem aos municípios. “Vamos buscar a bancada potiguar para cobrar celeridade e prioridade na discussão desse projeto”, afirmou.

De acordo com um levantamento da FNP, houve uma queda na demanda verificada e uma redução de passageiros em todas as faixas de renda nos últimos 20 anos. Após a pandemia, a demanda está entre 70% e 80% da capacidade de 2019. Os 20% mais pobres da sociedade teriam que comprometer até um quarto da sua renda para se deslocar diariamente por transporte público.

Na sequência do encontro, os prefeitos também participaram de um painel de discussões com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir linhas de financiamentos para as cidades. A reunião teve como pauta prioritária a estruturação de projetos de PPPs e concessões; o financiamento e investimentos em infraestrutura urbana; financiamento e investimentos para mitigação de riscos em cidades sujeitas a desastres; políticas e práticas de sustentabilidade; financiamento e investimentos em cidades do G-100 (cidades populosas com baixa arrecadação) e a flexibilização das regras para operações de crédito voltadas à modernização administrativa, com foco nas cidades desse grupo.

Além de Álvaro Dias, prefeito de Natal, estiveram presentes Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE e presidente da FNP, e prefeitos de diversas outras cidades brasileiras.