Obras de revitalização da orla urbana de Natal iniciam em ritmo acelerado

Com os operários atuando durante os três turnos do dia e em quatro frentes de trabalho, as obras de revitalização da orla urbana de Natal executadas pela Prefeitura iniciaram em um ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (16) as equipes da empresa responsável pelo projeto estão executando os serviços de demolição dos quiosques antigos, do calçadão e demais estruturas. Orçada em R$ 39 milhões, a iniciativa prevê intervenções desde a Praia dos Artistas (na Ladeira do Sol), até a Praia do Forte, na zona leste da cidade.

“A orla da nossa cidade estará, finalmente, à altura do que o natalense e os turistas merecem. Vamos transformar aquela região, dotando os espaços de infraestrutura de alta qualidade e necessária para os frequentadores usufruírem das nossas belezas naturais com conforto, comodidade e segurança”, destacou o prefeito Álvaro Dias, que ressaltou a importância do aspecto econômico do projeto: “Estamos falando do fortalecimento do turismo local, nossa principal atividade econômica, que é responsável pela maior parte dos empregos gerados no Município. A recuperação da orla vai significar uma retomada para a região, impulsionando o setor, criando um círculo virtuoso de investimentos, impactos positivos em toda a cadeia produtiva, que vai desde o mais simples vendedor ambulante aos grandes empresários do setor hoteleiro”, afirmou o chefe do executivo municipal.

A nova orla urbana manterá o atual sentido em relação ao fluxo de veículos. Os atuais quiosques cederão lugar a novos quiosques padronizados em uma área com todas as condições de funcionamento, inclusive com novos banheiros. Guarda-sóis fixos padronizados também serão instalados ao longo da Café Filho, que ainda terá lixeiras subterrâneas, uma inovação em Natal.

Haverá, ainda, um skate parque para competições nacionais e internacionais, passarelas acessíveis, estacionamento para buggys, a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva, além de um projeto paisagístico e nova iluminação pública.  Um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal também serão construídos na região. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no Huol,  afora um novo estacionamento.