Parcerias de São Gonçalo na segurança pública avançam, e governo anuncia orçamento para a construção da sede do 16ºBPM

A cidade de São Gonçalo vem inovando no combate à violência por meio de ações articuladas entre a Prefeitura, o Governo do Estado e representantes nas bancadas de deputados estaduais e federais do RN. Mais um desenvolvimento dessas iniciativas acaba de ser confirmado. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está elaborando o…

A cidade de São Gonçalo vem inovando no combate à violência por meio de ações articuladas entre a Prefeitura, o Governo do Estado e representantes nas bancadas de deputados estaduais e federais do RN.

Mais um desenvolvimento dessas iniciativas acaba de ser confirmado. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está elaborando o orçamento para a construção da sede própria do 16º Batalhão de Polícia Militar (16ºBPM), que será localizada em São Gonçalo do Amarante. A obra está em processo de relicitação, após desistência da empresa que havia vencido a primeira licitação para sua execução.

A nova licitação está em trâmite interno, no setor de orçamento, e está prevista para ser lançada em breve. A sede do 16ºBPM será construída em uma área de 4.885,54 m², na rodovia estadual RN-160, km 9, no conjunto Regomoleiro III.

Além de São Gonçalo do Amarante, o 16º BPM também atende ao município de Extremoz, o que motivou o prefeito Eraldo Paiva a receber representantes do município vizinho para debater esse e outros temas de interesse comum entre as duas cidades.

“A construção da nova sede do 16º BPM é uma importante medida para a melhoria da segurança pública nos dois municípios. A nova estrutura vai permitir que o batalhão atenda melhor à população, com condições de trabalho adequadas para os policiais militares e para a população” destacou o prefeito de São Gonçalo, Eraldo Paiva.

São Gonçalo acaba de formar mais 29 guardas municipais, que vão reforçar a segurança preventiva no município. O projeto da gestão de Eraldo é que essas ações locais reforcem e se integrem à ação do Governo do Estado, que constitucionalmente é quem dirige a área de segurança pública.

As medidas dos entes públicos estão mostrando resultados positivos. O número de homicídios em São Gonçalo do Amarante e em Extremoz caiu 28% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os desafios ainda são grandes. Em 2020, São Gonçalo ocupava a 9ª posição entre as cidades mais violentas do Brasil. Dois anos após o início da nova política municipal para a segurança pública, a cidade recuou para a 40ª posição nesse ranking indesejado. As informações são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Antônio Marcos Peixoto, titular da Secretaria Municipal de Defesa Social, afirmou que “não é uma posição da qual devamos nos orgulhar. Mostra que ainda temos muito trabalho pela frente. Mas essa rápida melhora na posição de nossa cidade, em apenas dois anos, mostra que estamos no caminho certo. Agora temos o dever de seguir trabalhando e reforçar ainda as iniciativas que já se mostraram eficientes no combate à violência em nossa cidade”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *