Parnamirim: confira o resultado da pesquisa Agora RN para prefeito

O jornal Agora RN publicou neste sábado, 29, os resultados da mais recente pesquisa de intenção de votos realizada sobre a disputa eleitoral de 2024 em Parnamirim, terceiro maior município do Rio Grande do Norte.

O levantamento, encomendado ao instituto Exatus, mediu a preferência dos parnamirinenses para a prefeitura da cidade, faltando um ano e cinco meses para o pleito.

O atual prefeito, Rosano Taveira (Republicanos), cumpre o segundo mandato e não pode mais disputar reeleição. Entre os nomes cotados no grupo governista estão a vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil); o apresentador e ex-vereador de Natal Salatiel de Souza (União Brasil); o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC); o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL); os vereadores Vavá Azevedo (PP) e Irani Guedes (Republicanos); e o ex-vereador Manuel Diniz (Cidadania).

No campo da oposição, o nome que mais se destaca é o da ex-vereadora professora Nilda (Solidariedade), que disputou a prefeitura contra Taveira em 2020 e conseguiu terminar o pleito em segundo lugar. Além dela, aparece o vereador Gabriel César (PL).

De acordo com a pesquisa, Nilda lidera na intenção de votos com 28,82%, seguida por Salatiel de Souza, com 17,15%, e Kátia Pires, com 12,06%.

Além dos citados acima, outros pré-candidatos foram mencionados na pesquisa, como o vereador Irani Guedes, com 3,45%, o ex-deputado estadual Marciano Júnior, com 2,82%, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França, com 2,04%, o vereador Gabriel César, com 1,8%, e o vereador Vavá Azevedo, com 1,49%. Três outros nomes foram citados, mas com menos de 1% das intenções de voto.

Nilda já foi vereadora de Parnamirim entre 2016 e 2020 e disputou a prefeitura nas últimas eleições, ficando em segundo lugar com 39,61% dos votos, perdendo para o atual prefeito, Rosano Taveira, que teve 49,43%.

Salatiel de Souza e Kátia Pires são apontados como favoritos para receberem o apoio de Taveira nas próximas eleições municipais. O prefeito disse que irá anunciar o escolhido durante o Carnaval de 2024.

Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, 16,84% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos apresentados, enquanto 12,45% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de abril e tem uma margem de erro de 2,8% para mais ou para menos.