Pesquisa Datafolha revela tendência de rejeição a candidatos apoiados por Bolsonaro

Levantamento aponta preferências e rejeições entre eleitores da cidade de São Paulo em relação aos candidatos com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas. Guilherme Boulos segue fortalecido na intenção de votos. A pesquisa realizada pelo instituto Datafolha trouxe indícios importantes sobre a corrida eleitoral de 2024. Embora centrada na disputa…

Levantamento aponta preferências e rejeições entre eleitores da cidade de São Paulo em relação aos candidatos com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas. Guilherme Boulos segue fortalecido na intenção de votos.

A pesquisa realizada pelo instituto Datafolha trouxe indícios importantes sobre a corrida eleitoral de 2024. Embora centrada na disputa pela Prefeitura de São Paulo, os resultados revelam tendências de intenção de voto e rejeição entre os eleitores que podem ser reflexo de uma tendência nacional.

De acordo com a pesquisa, 68% dos eleitores paulistanos afirmaram que não votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições municipais do próximo ano.

O governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, enfrenta uma taxa de rejeição de 46% como cabo eleitoral. Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, é o menos rejeitado entre os eleitores, com 37% afirmando que não se oporiam a um candidato apoiado pelo petista.

O peso do apoio de Bolsonaro

Quando questionados sobre votar em candidatos apoiados por Bolsonaro, 13% dos entrevistados afirmaram que votariam nesse cenário, enquanto 16% disseram que talvez considerariam essa opção. Ainda, 2% deram respostas distintas, e 1% não soube ou não respondeu.

Corrida pela Prefeitura de São Paulo

Além disso, o Datafolha também divulgou um levantamento sobre as eleições municipais de 2024 em São Paulo. O deputado federal Guilherme Boulos, do PSol-SP, apoiado por Lula e pelo PT, lidera a pesquisa de intenção de votos com 32%. Em segundo lugar está o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, com 24%, que busca o apoio tanto de Tarcísio de Freitas quanto de Bolsonaro.

A pesquisa

A pesquisa foi conduzida entre terça e quarta-feira, 29 e 30 de agosto, com 1.092 eleitores da capital paulista com 16 anos ou mais, de forma presencial. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *