Pesquisa IPESPE para presidente é confiável?

A pesquisa do Ipespe, em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), divulgada hoje, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Lula tem 53% das intenções de…

A pesquisa do Ipespe, em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), divulgada hoje, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem 53% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Bolsonaro aparece com 47%. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada.

Ocorre que a pesquisa IPESPE é realizada por telefone, metodologia atualmente vista com desconfiança no Brasil, marcado por enormes diferenças no acesso aos serviços públicos, telecomunicações inclusas.

Para aumentar as dúvidas, numa população de mais de 150 milhões de potenciais eleitores, a pesquisa ouviu apenas 1.100 pessoas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *