Pesquisa TS2/O POTI: veja os números para a Prefeitura de Natal

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto TS2 em colaboração com O POTI trouxe novos números sobre a preferência dos eleitores em relação ao pleito do executivo municipal de 2024. Os resultados revelam a liderança destacada do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Na pesquisa espontânea, na qual os…

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto TS2 em colaboração com O POTI trouxe novos números sobre a preferência dos eleitores em relação ao pleito do executivo municipal de 2024. Os resultados revelam a liderança destacada do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, a maioria dos entrevistados – 74,3% – indicou que “não sabem” ou optou por “não responder”. Além disso, 9,5% mencionaram a intenção de votar em branco, nulo ou nenhum candidato. Dentre os nomes citados, Carlos Eduardo Alves (PSD) se destaca, com 6,1% das menções. A deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece como a segunda opção mais mencionada, com 4,2% das intenções de voto. Mesmo não elegível devido à reeleição, o atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) figura em terceiro lugar com 1,3%.

Na estimulada, que apresenta os nomes dos possíveis candidatos, Carlos Eduardo Alves (PSD) mantém sua liderança, conquistando 24,9% das intenções de voto. Natália Bonavides (PT) segue em segundo lugar, com 12,7% das intenções de voto. O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) registra 8,1% das citações, enquanto o deputado federal General Girão (PL) angaria 6,7% das intenções de voto. Os demais candidatos apresentam as seguintes porcentagens: Rafael Motta (PSB), 3,7%; Eudiane Macedo (PV), 2,2%; Paulinho Freire (UNIÃO), 1,8%; Bruno Giovanni (Sem partido) e Ériko Jácome (MDB), ambos empatados com 0,5%. Um grupo composto por Carlson Gomes, Irapoã Nóbrega e Robério Paulino soma 0,5% das intenções de voto. No entanto, uma parcela significativa dos entrevistados – 24,8% – planeja votar em branco, nulo ou nenhum candidato, enquanto 13,6% indicaram que “não sabem” ou preferiram “não responder”.

Em relação à rejeição dos candidatos, 22,2% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. A opção de “não sabem” ou “não responderam” representou 19,4%. Natália Bonavides (PT), General Girão (PL), Carlos Eduardo Alves (PSD) e Styvenson Valentim (PODEMOS) encontram-se em um empate técnico na margem de erro. Além disso, 8,8% dos entrevistados afirmaram que “votariam em qualquer um” dos candidatos.

Veja os números da estimulada:

  • Carlos Eduardo (PSD) 24,9%
  • Natália Bonavides (PT) 12,7%
  • Styvenson Valentim (POD) 8,1%
  • General Girão (PL) 6,7%
  • Rafael Motta (PSB) 3,7%
  • Eudiane Macedo (PV) 2,2%
  • Paulinho Freire (UB) 1,8%
  • Bruno Giovanni (sem partido) 0,5%
  • Ériko Jácome (MDB) 0,5%
  • Carlson Gomes, Irapoã Nóbrega e Robério Paulino, juntos, somam 0,5%
  • Branco/nulo/nenhum 24,8%
  • “Não sabem” ou “não responderam” 13,6%

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 agosto de 2023 e ouviu 819 eleitores da cidade de Natal-RN. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *