PP e União Brasil formarão maior bancada do Congresso Nacional

Durante esta semana, os líderes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Luciano Bivar, anunciaram o acordo para a criação de uma federação partidária a partir de março. Com essa união, as duas siglas manterão suas estruturas individuais, mas se unirão em um consórcio que exigirá um posicionamento conjunto no Congresso Nacional por 4…

Durante esta semana, os líderes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Luciano Bivar, anunciaram o acordo para a criação de uma federação partidária a partir de março. Com essa união, as duas siglas manterão suas estruturas individuais, mas se unirão em um consórcio que exigirá um posicionamento conjunto no Congresso Nacional por 4 anos, o que inclui as 2 próximas eleições.

Atualmente, o maior partido da Câmara dos Deputados é o PL, com 99 parlamentares, mas a federação recém-criada contará com 108 deputados federais e 15 senadores.

Este movimento deve fortalecer a nova federação na busca por espaços na Esplanada dos Ministérios. O União Brasil já comanda atualmente três pastas no Governo Federal, incluindo as áreas de Comunicação, Turismo e Integração Nacional, e agora está de olho em outras autarquias, como a Codefasf e a Sudene.

A fome do centrão não tem limites.

Além disso, a união entre os partidos também deve facilitar o possível ingresso de Ciro Nogueira no governo Lula. Como ex-ministro da Casa Civil e apoiador da campanha de Jair Bolsonaro, alguns membros do governo Lula vinham buscando uma reaproximação com Ciro, e agora, com a criação da federação, essa possibilidade se torna cada vez mais provável.

Foto: Sérgio Lima/Poder360


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *