Prefeitura de Natal promove obras e manutenção em lagoas e estações elevatórias

Um dos principais equipamentos públicos da cidade, as lagoas de captação e estações elevatórias, este ano recebem serviços e novas obras tocadas pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O destaque é a reestruturação completa da lagoa do bairro de Santarém, na zona Norte. 

Com ordem de serviço assinada em abril pelo prefeito Álvaro Dias e pelo secretário Carlson Gomes, e orçada em um valor superior a R$ 4,5 milhões, a obra na lagoa do Santarém contempla o aumento da capacidade do equipamento público, que poderá receber um volume de 85.789,76 m³ de águas pluviais. 

Nessa etapa dos serviços, estão previstos ainda a adequação de taludes, cercamento, construção de uma nova estação elevatória com duas bombas, implantação de uma ciclovia, pista de caminhada, implantação de mobiliário urbano, paisagismo e iluminação pública em LED. “Será uma revolução para toda aquela área. Com mais segurança, conforto e a transformação do espaço em um ponto de convivência da população do entorno”, enfatizou o secretário Carlson Gomes, da Seinfra.

Também em andamento de projetos, a reurbanização e melhorias na drenagem da lagoa do Soledade I; e obras na lagoa do Parque dos Coqueiros, que já atingiu a casa dos 69% de conclusão.

Ayrton Senna
Os serviços de melhorias em lagoas seguem também na zona Sul, com obras no equipamento da Av. Ayrton Senna e seu entorno. No local, a Prefeitura promove a reestruturação completa da rede de drenagem da área e que tem a finalidade de acabar com pontos de alagamento nas ruas Minas Novas e Letícia Garcia, além da estação elevatória do Jiqui. Os serviços estão na ordem de mais de R$ 6 milhões, em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, e já passam da casa dos 48% de conclusão.

Também em prioridade máxima da Seinfra, os serviços de manutenção das mais de 50 lagoas localizadas nas quatro regiões da cidade. “Estamos em permanente contato com a população e com cronograma de serviços em todos os bairros que possuem lagoas e estações elevatórias. Com isso, procurando evitar o transbordamento em épocas chuvosas”, explicou o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes.

Entre os trabalhos de 2024, as equipes do setor de Conservação da Seinfra destacaram as ações nas lagoas de Soledade, na zona Norte, Cohab, em Neópolis, Aliança, Jardim Primavera e Redinha, também na região Norte, entre outras.

Nos locais, a Secretaria de Infraestrutura promoveu os serviços de remoção da camada impermeabilizante, limpeza da rede de drenagem, e com a ajuda de equipes da Urbana, a limpeza do entorno das lagoas.