Prefeitura de Natal: últimas 4 pesquisas têm números parecidos e confirmam polarização entre Carlos Eduardo e Natália Bonavides

Em uma semana, foram publicadas duas novas pesquisas para a eleição de 2024 em Natal. Desde julho, os diversos institutos vêm divulgando números similares, o que indica uma sedimentação na preferência do eleitorado.

Saiu ontem a pesquisa Seta para a Prefeitura de Natal. Há 8 dias, quem divulgou seus números foi o Instituto Exatus. Carlos Eduardo (PSD) lidera em ambas as pesquisas, seguido por Natália Bonavides (PT).

Carlos Eduardo aparece com 24,5% e 27,72%, na Seta e na Exatus, respectivamente. Já Natália tem 12,2% e 15,01% nas duas sondagens.

Números estáveis desde julho

À exceção de uma oscilação mais significativa de Natália entre julho e agosto, os números das pesquisas para a eleição municipal em Natal, ano que vem, mostram consolidação nos diversos institutos. E mesmo essa diferença nas intenções de voto da petista se explica em grande parte pelas diferentes metodologias dos institutos, que apresentam diferenças nos “votos válidos’ constantes e estáveis.

Vejamos a tabela abaixo, com as 4 pesquisas divulgadas entre julho e setembro.

Pela ordem, as pesquisas do gráfico são: Exatus (22/7), TS2 (17/8), Exatus (19/9) e Seta (26/9).

O Exatus tem menor taxa de abstenção em todas as 6 pesquisas divulgadas em Natal neste ano. Afora essa diferença que resulta de diferentes metodologias, os diversos institutos têm sido coerentes em seus números.

Carlos e Natália foram aqueles que primeiro se posicionaram com firmeza na intenção de concorrer. Parece que o eleitorado entendeu o recado e já vai se definindo, a 12 meses das eleições.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *