Prefeitura lança nova campanha do “Outubro Rosa” em Natal

A campanha do “Outubro Rosa” promovida pela Prefeitura de Natal foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (09), em solenidade realizada na Unidade Básica de Saúde de Dix-Sept Rosado, Zona Oeste. Ao longo do mês, a gestão municipal vai promover uma série de ações voltadas à conscientização sobre o câncer de mama, bem como a detecção precoce…

A campanha do “Outubro Rosa” promovida pela Prefeitura de Natal foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (09), em solenidade realizada na Unidade Básica de Saúde de Dix-Sept Rosado, Zona Oeste. Ao longo do mês, a gestão municipal vai promover uma série de ações voltadas à conscientização sobre o câncer de mama, bem como a detecção precoce da doença e a importância do seu tratamento. O prefeito Álvaro Dias participou do evento, ao lado do secretário municipal de Saúde, George Antunes.

“Essa é uma das campanhas mais representativas e importantes que realizamos. Como médico, sei muito bem que, para obter sucesso ao longo do tratamento, a detecção da doença nos estágios iniciais é fundamental. Portanto, determinamos que toda a nossa estrutura se volte para esta questão”, disse o prefeito.

Álvaro Dias apontou para a realização da programação especial deste ano. “Todas as nossas unidades de saúde, hospitais, maternidades e policlínicas estão mobilizadas, iremos distribuir material informativo para os usuários da rede pública municipal de saúde, teremos palestras em todos os distritos sanitários, bem como seguiremos com os mutirões de mamografia. De forma integrada e unidos, vamos conseguir salvar vidas e proteger a população”, destacou ele.

Uma das grandes ações ligadas ao enfrentamento ao câncer de mama é a realização da mamografia. A atual gestão municipal elegeu como prioridade zerar a demanda pela realização de exames de imagens na rede pública municipal de saúde. Depois de um árduo trabalho e a pactuação de contratos com diversas instituições e clínicas, hoje não existe fila para execução desse tipo de procedimento no Município.

Em 2023, somente entre os meses de janeiro e agosto, já foram mais de 21 mil mamografias realizada na rede pública municipal de saúde. O serviço é oferecido com facilidade e sem fila de espera. Basta qualquer mulher procurar uma unidade de saúde e, caso o médico solicite, ela é encaminhada para realizar o exame. A Prefeitura de Natal disponibiliza, ainda, mamografias gratuitamente para a população, por meio de cinco prestadores de serviço e de uma parceria muito produtiva com o Grupo Reviver.

“Esse foi um avanço extraordinário proporcionado pela gestão do prefeito Álvaro Dias”, disse o secretário municipal de Saúde, George Antunes. O titular da SMS aproveitou a oportunidade para dizer que as ações voltadas à conscientização ao câncer de mama acontecem de forma permanente em Natal: “Em outubro, nós intensificamos esse trabalho, mas ao longo do ano ele acontece de maneira contínua. Não podemos baixar a guarda”.

A UBS Dix-Sept Rosado recebe até o final desta semana a Unidade Móvel do Grupo Reviver, um dos prestadores de serviço contratados pelo Município para a realização de mamografias. A dona de casa Cristina de Oliveira, 49, moradora do bairro de Dix-Sept Rosado aproveitou a oportunidade e fez a mamografia: “Faço acompanhamento de rotina e aproveitei que vim me consultar aqui na UBS para fazer o exame. Foi tudo rápido, simples e eficiente”, disse.

Representante da Câmara Municipal de Natal no evento, o vereador Felipe Alves também falou sobre a importância da ação: “É preciso enaltecer o trabalho que zerou a fila de espera para a realização de mamografia em Natal. Quero parabenizar todos os profissionais pelo trabalho desempanhado e dizer que essa atenção e cuidado devem ser permanentes”, finalizou ele, que é autor da lei que facilitou o exame de acesso à mamografia para as pacientes do grupo de risco do câncer de mama e instituiu de forma permanente a campanha do “Outubro Rosa” no calendário oficial de eventos do Município.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *